Em Assembleia Geral Virtual da ASSUFBA, associados aprovam a Prestação de Contas do Sindicato reafirmando confiança na gestão

Durante Assembleia Geral Virtual realizada pela ASSUFBA, nesta terça-feira (10/11), os associados da entidade aprovaram, por ampla maioria, a Prestação de Contas do Sindicato do primeiro semestre de 2020. Do total de sindicalizados presentes na atividade, 77% votaram a favor do Parecer do Conselho Fiscal, que aprovou as contas da entidade, afirmando mais uma vez a confiança na Gestão Sindicato é pra Lutar.

A Coordenadora Geral, Nadja Rabello, apresentou a planilha de Prestação de Contas com detalhes dos gastos de janeiro a junho deste ano e leu o Parecer do Conselho Fiscal. Em seguida, dúvidas, questionamentos e sugestões dos associados sobre diversos tópico do documento, como o Espaço Universitário, manifestações e atividades – a exemplo da Lavagem do Bonfim, Eleição da ASSUFBA, Dia Nacional dos Aposentados, Curso de Línguas, processos jurídicos, reforma e manutenção da sede própria, entre outros, foram ouvidas, discutidas e esclarecidas em um debate amplo e democrático.

A Coordenadora do Sindicato e da FASUBRA, Lucimara da Cruz, falou sobre a Plenária Virtual da Federação, ocorrida nos dias 15, 16 e 19 de outubro. Ela contou que os debates giraram em torno dos ataques do governo Bolsonaro ao direitos dos trabalhadores e à soberania nacional, como a Reforma Administrativa e o plano de ações para combatê-los. A dirigente informou, ainda que uma nova Plenária Virtual da FASUBRA acontece nos dias 11 e 12 de dezembro. Na atividade, será discutido o próximo Congresso da Federação.

A Coordenadora de Formação da ASSUFBA, Adelmária Ione, que também participou da plenária, afirmou que os delegados tinham o mesmo sentimento: chamar a responsabilidade para a construção de uma unidade para fazer o enfrentamento ao governo.

O servidor da UFRB, Geraldo Fentanes, que foi delegado para a atividade da Federação, destacou a importância da implementação do plano de lutas na base.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, chamou a atenção para as ações que foram deliberadas na última assembleia em consonância com o plano de lutas definido pela FASUBRA, como as reuniões com as centrais sindicais e entidades do setor da educação, no intuito de unir forças na luta contra a Reforma Administrativa, além da construção de uma campanha de mídia unificada com outras entidades do setor público.

Renato Jorge tratou ainda do calendário de atividades da ASSUFBA. Estão sendo preparados eventos para celebrar o Dia da Consciência Negra, e programações para celebrar o aniversário do Sindicato, que completa 40 anos em 1º de dezembro, como o Encontro de Trabalhadores das Universidades Federais da Bahia.

A Coordenadora de Políticas Sociais, Eliete Gonçalves, trouxe à assembleia a discussão sobre as eleições do Hospital das Clínicas e defendeu que a categoria reunida em assembleia, seu principal e legitimo fórum deliberativo, aprovasse uma posição em defesa da democracia naquele pleito, no que foi acompanhada pela defesa enfática de outros colegas trabalhadores do Hospital. A proposta foi aprovada por 80% dos presentes, enquanto 2% foram contrários e 17% se abstiveram.

Também foram aprovadas por consenso, uma moção de apoio pela continuidade da liberação remunerada do presidente do Sindicato dos jornalistas de São Paulo, proposta por Elielson Aquino, e a implementação do plano de lutas com atividades nas diversas Universidades da base da ASSUFBA, apresentada pelo Coordenador Geral da entidade.