Em Assembleia Geral Virtual, servidores da UFOB discutem conjuntura e elegem delegados à Plenária da FASUBRA

A ASSUFBA realizou, nesta quinta-feira (17/06), Assembleia Geral Virtual com os servidores da UFOB. Os Técnico-Administrativos em Educação da instituição aprovaram os nomes de Rony Keito (titular) e Aroldo Borges (suplente) como delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 25 e 26 de junho.

A categoria sugeriu alguns pontos, que foram votados, aprovados e incorporados à pauta da assembleia, a exemplo de um seminário sobre a Reforma Administrativa e a solicitação de uma audiência com o reitor Jacques Miranda para discutir a Resolução de Extensão da UFOB. O Coordenador do Sindicato, Rony Keito, abordou as demandas e as dificuldades dos técnicos da instituição, a exemplo da nova realidade imposta pelo teletrabalho.

Durante a atividade, a Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, abordou as mudanças na legislação que regem a categoria através de Instruções Normativas, decretos e portarias. Entre os exemplos, a IN 125, que atribui o controle de frequência dos servidores ao Ministério da Economia, e a IN 65, que estabelece o teletrabalho no serviço público e, entre outras coisas, dispõe que a implementação do programa de gestão na unidade possa se efetivar de forma unilateral, impositiva, pelo dirigente, ferindo a autonomia universitária.

Aida Maia também falou sobre o Decreto nº 10.620/2021, que faz várias mudanças no RPPS (Regime Próprio de Previdência dos Servidores) e prevê que os servidores da União da Administração Pública Federal terão aposentadorias e pensões centralizadas no Ministério da Economia e os de autarquias e fundações, no INSS, que já é extremamente sobrecarregado.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, e a Coordenadora de Formação Sindical da entidade, Adelmária Ione, falaram sobre a Reforma Administrativa e da correlação de forças no Congresso Nacional. O entendimento é que a PEC 32 beneficia o setor privado, em detrimento do patrimônio público. A medida dificulta o acesso da população aos serviços públicos e retira direitos importantes dos servidores.

O Coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, disse que não é Reforma Administrativa é a destruição dos serviços públicos. No dia 19 de junho, conclamou: “Às ruas camaradas! Às ruas!”