Em Assembleia Híbrida, servidores(as) da UFSB avaliam a greve e agendam calendário de ações
Durante Assembleia Híbrida da ASSUFBA com os(as) servidores(as) da UFSB, nesta sexta-feira (17/05), a Coordenadora do Sindicato, Maristela Aragão, deu os informes do Comando Nacional de Greve, do qual fez parte. Ela lembrou as diversas ações para pressionar o governo, inclusive no Congresso Nacional, e o Café com Lula. Informou ainda que a próxima negociação acontece no próximo dia 21.
A tentativa da UFSB de invisibilizar os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação foi denunciada por Maristela. Vale lembrar que, apesar de ter recebido convite do Ministério de Educação, a ASSUFBA não foi convidada pela Universidade Federal do Sul da Bahia e foi barrada na inauguração do novo Núcleo Pedagógico, em Teixeira de Freitas, sob a argumentação de que representaria uma ameaça ao presidente Lula, que participaria do evento. Um absurdo.
Somente depois da articulação da ASSUFBA com apoio de membros da categoria, e juntamente com demais entidades representativas dos docentes e discentes, apenas um representante dos(as) TAE teve o acesso liberado, o Coordenador Geral do Sindicato, Edinelvan Lima. Na oportunidade, ele entregou ao presidente Lula e ao líder do governo no Senado, Jaques Wagner, uma carta com as reivindicações da categoria. O dirigente sindical também comentou com indignação a atitude desrespeitosa da UFSB.
Maristela fez a leitura da carta de descontentamento com a situação, elaborada pelos presentes no episódio. CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA.
Edinelvan lembrou que a greve da categoria já ultrapassou dois meses, mas segue forte. Na úlitma reunião com o governo, realizada no dia 19/04, dos 12 pontos apresentados pela FASUBRA, apenas 4 estão contemplados. Vale lembrar que os(as) servidores(as) lutam pela Reestruturação e Aprimoramento da Carreira e a Recomposição Salarial. Os(as) TAE também discutem atualmente o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências). A proposta final está em construção.
CNG
A assembleia aprovou por unanimidade a indicação do servidor João Sebadelhe para compor o CNG. O nome do TAE já havia sido inidcado pelo Comando Unificado da UFSB.
Encaminhamentos
Como sugestão de encaminhamentos da ASSUFBA e dos(as) servidores(as), na quarta-feira (22/05) será realizada uma Roda de Conversa híbrida, às 9h, para discutir a minuta de assédios moral, sexual e todas as formas de discriminação dentro da universidade. A ideia é convidar o Departamento Jurídico do Sindicato, a Progepe, a Ouvidoria da UFSB e a professora Salete Maria da Silva, autora do livro Assédio moral no trabalho em Universidade: um panorama da Universidade Federal da Bahia.
Outra decisão é realizar uma Roda de Conversa, no próximo dia 29, para debater as pautas internas da instituição.