Em assembleia, servidores aprovaram reajuste da Promédica

Durante assembleia, realizada na manhã desta terça-feira (19/03), no auditório da ASSUFBA, os Técnico-Administrativos em Educação, usuários da Promédica, aprovaram, por unanimidade, o reajuste a ser aplicado no plano de saúde a partir de 1º de abril de 2019.

É importante fazer um histórico sobre o processo de negociação para chegar ao índice de reajuste que será praticado. Conforme a Promédica informou ao Sindicato, a sinistralidade se encontra em 93,48%, quando o ponto de equilíbrio contratado é de 75%.

Com base nos termos do contrato entre a ASSUFBA e Promédica, o reajuste sugerido foi de 33,05%, sendo 24% referente à sinistralidade e 6,75% referente ao IGPM.

A ASSUFBA considerou que o percentual estava extremamente elevado e que seria muito oneroso para os usuários do plano. Desde então, a Comissão da Promédica, formada por servidores, e a diretoria da ASSUFBA começaram um processo intenso de negociação com a Promédica a fim de reduzir o índice.

Diante das conversas, houve uma diminuição para 19,75%. Ainda assim, o Sindicato solicitou a Promédica mais uma redução, por entender que o patamar ainda era alto. Por fim, a última proposta de reajuste ficou em 16,20%, o que foi acatado pela assembleia. É importante dizer que esse índice seria aplicado já em março, quando vence o contrato. Mas, após negociações, a ASSUFBA conseguiu o adiamento para 1º de abril de 2019.

Além do reajuste, a assembleia também tratou de temas como a necessidade de buscar novos usuários para oxigenar o plano de saúde; a inadimplência; além da rede credenciada.
Os integrantes da Comissão da Promédica, Mara Santos e Aurélio Avelar, falaram sobre os esforços, através de reuniões, inclusive com a Promédica, para melhorar o atendimento do plano e as condições para os servidores.

Durante a última reunião entre a Comissão, o Sindicato e a Promédica, ocorrida em 12 de março, foram expostos os principais anseios dos usuários, a exemplo da urgência em se ampliar a rede conveniada, sobretudo nas áreas de ortopedia e traumatologia.

Na assembleia, a Coordenação da ASSUFBA reafirmou o compromisso da entidade em manter um plano que atenda aos interesses da categoria e chamou a atenção para a necessidade de participação dos TAEs nas assembleias e reuniões.

Foi deliberado que será agendada uma reunião ampliada da Comissão, com participação de mais servidores, no intuito de compilar as demandas que serão apresentadas em uma posterior assembleia, que deve contar com a presença de um preposto da Promédica.