Em assembleia, servidores da UFRB aprovam propostas para ampliar a luta em defesa do serviço público e os delegados à Plenária da FASUBRA

A ASSUFBA realizou, na manhã desta terça-feira (23/02), Assembleia Geral com os servidores da UFRB. Logo no início da atividade virtual, foi feito um minuto de silêncio em memória das vítimas de Covid-19, em especial, o servidor Roberto Sardeiro e o professor Antônio Eduardo.

A Coordenadora Geral da ASSUFBA e conselheira universitária, Aida Maia, deu os informes locais e falou sobre a discussão do Regimento Interno do CONSUNI. Foi formada uma comissão com a representação dos Técnico-Administrativos em Educação, docentes, discentes, Vice-Reitoria, diretoria dos centros e da pós-graduação.

Aida Maia explicou que há um impasse sobre o regimento em função do Estatuto da UFRB. A ideia é convocar as categorias dos TAE, professores e alunos para tentar avançar na discussão.

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, explicou para a categoria o processo de negociação entre a entidade e a Promédica, por conta da proximidade da data de reajuste do plano de saúde, que ocorre em 1º de março.

Renato Jorge informou que, embora a sinistralidade acumulada esteja baixa, o índice acumulado do IGP-M até janeiro de 2021 está alto, em 25.71%. O percentual preocupa, mas a ASSUFBA reitera que trabalha para conseguir a melhor opção possível para os trabalhadores.

Sobre a conjuntura nacional, os Coordenadores Renato Jorge e Lucimara Cruz traçaram um panorama sobre os ataques que os servidores têm sofrido, como a Reforma Administrativa, a PEC Emergencial (186) e o Decreto nº 10.620, sem falar nos sucessivos cortes orçamentários no Ministério da Educação.

Os coordenadores do Sindicato chamaram atenção para o desafio de construir ações para dialogar com a população, protegendo a saúde e vida, para aumentar a potência de reação aos ataques que a categoria tem sofrido do governo federal. Também enfatizaram a necessidade de ampliar a unidade e afinar o discurso e posicionamento dos servidores na Plenária Virtual Nacional da FASUBRA, além da construção das ferramentas de combate.

Os servidores da UFRB elegeram os delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 11 a 13 de março. Apenas uma chapa se inscreveu. Os Técnico-Administrativos em Educação aprovaram os nomes de Elielson Aquino (titular) e Tércio de Miranda (suplente). Foram 12 votos a favor e 1 abstenção. Não houve voto contrário.

Os servidores também aprovaram, por ampla maioria, o conjunto de propostas apresentas em assembleia: realização de audiência com a Reitoria da UFRB com a Coordenação da ASSUFBA para discutir cortes orçamentários, decreto 10.620, IN 125, dentre outros; construção de calendário de luta com reuniões setoriais e elaboração da pauta local de negociação dos servidores da instituição; e uma Moção de Apoio pela liberdade dos presos políticos do Chile. Foram 19 de votos favoráveis e 2 abstenções. Não houve voto contrário.

Neste sentido, a Coordenadora Aida Maia, falou sobre a proposta de realização de uma atividade conjunta com os sindicatos e movimentos sociais do Recôncavo para ampliar a mobilização.

Outro ponto de pauta foi a eleição das Seções Sindicais da UFRB. Os técnicos aprovaram a prorrogação do mandato e o planejamento para o novo pleito eleitoral na modalidade possível. Foram 16 votos a favor e 2 abstenções. Não houve voto contrário.

O Sindicato reforça a necessidade de unidade da categoria para impedir o desmonte do serviço público, orquestrado por Bolsonaro.

#VacinaJá #ForaBolsonaro #EmDefesaDoServiçoPúblico