Em assembleia, Técnico-Administrativos da UFSB elegem delegados para a Plenária da FASUBRA e discutem a conjuntura nacional

Reunidos em assembleia na segunda-feira (21/02), os Técnico-administrativos em Educação da UFSB elegeram os delegados à Plenária Nacional da FASUBRA e retiraram importantes encaminhamentos diante da conjuntura política nacional. Com 100% dos votos, a chapa única, composta por Maristela Aragão (titular) e Edinelvan Lima (suplente), foi eleita para compor a delegação.

A mesa, composta pelos coordenadores do Sindicato, Edinelvan Lima, Maristela Aragão, Lucimara da Cruz, Antonio Bomfim e Adelmária Ione, dirigiu a discussão sobre a conjuntura nacional, que envolve a campanha salarial unificada dos Servidores Públicos Federais, o indicativo de greve nacional e o Congresso da FASUBRA. Após amplo debate, foram feitas deliberações que serão levadas à Plenária Nacional da FASUBRA.

Os presentes aprovaram com 100% dos votos a proposta da Campanha Salarial unificada dos SPF associada à intensificação da Campanha de valorização dos serviços e servidores públicos. Em relação à Greve Nacional, decidiram que a categoria só deve ingressar nesse intento se for um movimento unificado com as outras categorias de SPF. Na discussão sobre o adiamento do Congresso da FASUBRA, 90% dos presentes foram favoráveis. A prorrogação do mandato da Direção Nacional da FASUBRA também foi debatida e aprovada por 80% dos trabalhadores.

Discussão sobre o retorno presencial às atividades e informes

Com importantes contribuições dos trabalhadores presentes, os informes locais foram dados aos servidores, com um chamamento para que os TAE preencham os espaços nos fóruns deliberativos da UFSB, que apresentam lacunas na representação da categoria, como a CPA (Comissão Própria de Avaliação), a Câmara Técnica de Extensão, Associações Atléticas Estudantis e o CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos).

A participação dos TAE no CONSUNI também foi colocada em discussão. Segundo o coordenador Edinelvan Lima, foi conquistada mais uma cadeira a ser ocupada pelos técnicos. Uma importante vitória para a categoria.

O retorno acadêmico presencial foi aprovado no CONSUNI, com a recente publicação da Resolução CONSUNI 03/2022. A ASSUFBA defende que o protocolo de retorno precisa ser ainda mais rigoroso, assim como defendido no retorno presencial administrativo, que só deve acontecer dadas as condições adequadas de biossegurança. A Coordenação do Sindicato informou a organização de um calendário de visitas para verificação da situação real nos locais de trabalho e também que cobrará à UFSB a publicização dos estudos realizados na universidade sobre as condições que embasaram a decisão do retorno.

O coordenador Edinalvan informou que na Consulta à Comunidade Acadêmica para a Escolha de Reitor/a e Vice-Reitor/a da UFSB, aChapa 01 – UniDiversidade, que teve como candidata a Reitora, a profª. Drª. Joana Angélica Guimarães da Luz e candidato a Vice-Reitor, o prof. Dr. Francisco José Gomes Mesquita, venceu o pleito, tendo obtido 959 votos, contra 875 votos da Chapa 2 – Democracia e Participação, que teve como candidato a Reitor, o prof. Dr. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes e candidata a Vice-Reitora, a profª. Drª. Ita de Oliveira Silva. Cabe destacar que no dia 03/02, a ASSUFBA enviou às chapas concorrentes ao pleito um documento com um conjunto de princípios e reivindicações dos TAE da UFSB.

Ao final, a coordenadora de Comunicação, Lucimara Cruz, fez um chamado à categoria para uma construção unificada do Dia 8 de Março nas universidades federais representadas pela ASSUFBA. O momento atual é de unir forças em prol da derrota do governo Bolsonaro, reconstruindo o país e os direitos do nosso povo. “A unidade dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil é fundamental para garantir essa vitória”, afirmou.