Em assembleia, técnicos aprovam assinatura de minuta do acordo dos 28,86%

Na manhã do dia 14/6, técnico-administrativos da UFBA aprovaram, em assembleia na Faculdade de Arquitetura, Federação, a minuta do acordo com a Advocacia Geral da União (AGU) para o pagamento do processo dos 28,86%, luta histórica da categoria. A notícia foi bastante comemorada pelos presentes.

De acordo com o coordenador da Assufba, Renato Jorge, o processo atinge cerca de 2 mil trabalhadores e será pago da seguinte forma: primeiro, aqueles que têm valores abaixo de 60 salários mínimos e, depois, os que possuem valores acima deste percentual.

No início da assembleia, o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e integrante da Fasubra, Paulo Vaz, afirmou que o período atual é de diálogo zero com o governo. Inclusive, desde o atual ministro da Educação assumiu a pasta não houve reunião com os reitores.

“A Fasubra já protocolou seis ofícios para retomar as negociações com o MEC e até o momento não tivemos retorno. Além disso, vários projetos que prejudicam os trabalhadores estão no Congresso. A revisão de metas foi aprovada e isso significa um ataque direto aos nossos direitos”, pontuou Paulo.

Coordenador geral da Assufba, Renato Jorge falou sobre a plenária Nacional da Fasubra, a ser realizada nos dias 19 e 20 de junho, em Brasília. Segundo o dirigente, o encontro será de extrema importância, pois serão tratados temas sobre a conjuntura nacional da categoria. Na ocasião, os presentes aprovaram os nomes apresentados para a delegação da Bahia.

Renato aproveitou a oportunidade para atualizar os presentes sobre as últimas atividades realizadas no COM-Hupes e na Maternidade Climério de Oliveira, que buscam melhores condições de trabalho, respeito aos funcionários, revisão de vínculo com a Ebserh e defendem a jornada de 30 horas semanais.

“A portaria da UFBA sobre a revogação das 30 horas nos chamou a atenção para esse debate. Precisamos fazer uma movimentação em toda a UFBA para debater esse tema. Por conta disso, uma comissão foi criada nesse sentido”, declarou Renato.

2

Na ocasião, os presentes aprovaram, em votação, um pedido à UFBA para que suspenda a implantação do ponto eletrônico até que o assunto seja amplamente debatido com os técnico-administrativos. Renato informou, ainda, que no dia 07 de julho será realizado seminário com a Comissão de Ajuste de Jornada (CAJ) sobre os Turnos Contínuos.

Técnica-administrativa licenciada da UFBA, a deputada federal Alice Portugal fez uma breve saudação aos presentes e alertou para o perigo que a classe trabalhadora corre com o atual governo interino no país, com tanto pacotes de retrocessos, a exemplo da tentativa de mudança nas regras da Previdência.

3

Processos Jurídicos

Renato Jorge falou sobre o processo da hora Extra Incorporada e a reunião com o advogado Ivan Brandi. Mais informações sobre o assunto, através do link http://www.assufba.org.br/novo/esclarecimentos-sobre-processo-da-hora-extra-incorporada/. O coordenador informou que assim que ocorra a finalização dos 28,86%, a Assufba entrará imediatamente no processo dos 3,17%. A assembleia contou com as presenças do advogado Hugo Leonardo e do calculista Alexandre Santana.