Em assembleia, técnicos da UFSB debatem demandas locais e nacionais e aprovam delegados para a Plenária da FASUBRA

Em Assembleia Geral realizada pela ASSUFBA, nesta sexta-feira (26/02), os servidores UFSB elegeram os delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 11 a 13 de março. Apenas uma chapa se inscreveu. Os Técnico-Administrativos em Educação aprovaram por unanimidade os nomes de Maria Inês Vancini Sperandio (titular) e Danilo Ornelas Ribeiro (suplente) como os representantes da categoria. Foram 9 votos favoráveis. Não houve, portanto, votos contrário nem abstenções.

 

Durante a assembleia, a Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, destacou a importância do trabalho realizado pelos sindicatos nas universidades para conter a pandemia de Covid-19. Também falou sobre os perigos da Reforma Administrativa e da PEC Emergencial, não só para o funcionalismo público, mas toda a sociedade brasileira. Para ela, a luta contra as medidas une os servidores das três esferas e a população, já que impõem prejuízos à saúde, educação e serviço público.

A Coordenadora do Sindicato e da FASUBRA, Lucimara da Cruz, afirmou que a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial não são medidas para melhorar o Brasil, são propostas de ordem fiscal que provocam mudança no arcabouço do Estado prejudicando a sociedade.

A decisão unilateral da gestão da instituição, de remanejar 11 Funções Gratificadas (FG-001) para coordenadores de novos cursos, foi tratada pela Coordenadora do Sindicato, Maristela Aragão. Ela informou as iniciativas e ações da entidade junto com a categoria para reverter a situação.

O Coordenador da ASSUFBA, Edinelvan Lima, deu os informes sobre a última reunião do Consuni, relatando a elaboração do Regimento da UFSB. Foi destacado que é um momento importante para os servidores se organizarem, discutirem e contribuírem para a qualificação do documento.

Os servidores também aprovaram, por unanimidade, o conjunto de propostas apresentas em assembleia: audiência com a Reitoria da instituição para discutir os riscos de atividades presenciais na pandemia, IN 125, Decreto 10.620, questões locais, e assédio moral; construir calendário de reuniões por campi e por setor; reunião com os trabalhadores da UFSB para discutir assédio moral; análise aprofundada das IN 193 e 282 para orientação aos trabalhadores; criação de espaço/grupo de mídia social para divulgação das discussões da categoria para além dos canais oficiais da UFSB; e campanha contra a retirada das Funções Gratificadas dos técnicos. Foram 9 votos a favor, sem votos contrários nem abstenções.

A Coordenadora Lucimara da Cruz informou ainda à categoria sobre a oficialização da prorrogação do mandato das Seções Sindicais, até que seja possível realizar um novo pleito. Também destacou a necessidade de unidade na luta contra os retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro.

#VacinaJá #ForaBolsonaro #EmDefesaDoServiçoPúblico