Em ato concorrido na Reitoria da UFBA, ASSUFBA e professores se juntam com os estudantes e protestam contra o confisco do orçamento das universidades

Em resposta imediata à atitude absurda do governo Bolsonaro, de confiscar o orçamento da educação, a ASSUFBA se juntou aos estudantes e professores, e participou do ato, nesta quinta-feira (06/10), na Reitoria da UFBA, que ficou completamente lotada contra a violência de Bolsonaro e sua milícia.

A covarde limitação de recursos estabelecida pelo decreto 11.216/2022, publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de setembro, às vésperas do primeiro turno das eleições 2022, é um novo golpe do governo nos recursos das universidades públicas, que já passam por um processo de sucateamento por conta de cortes sucessivos nas verbas.

O diretor do DCE (Diretório Central dos Estudantes – UFBA) e UEB (União dos Estudantes da Bahia), Douglas Correa, afirmou ser absurdo que no processo eleitoral os estudantes sejam pegos de surpresa com o confisco do orçamento universitário. Ele também exclamou que a resposta será a ampliação da luta. “Estamos do lado da universidade pública, da ciência, do comprometimento, com a democracia e com o Estado Democrático de Direito. Hoje o nosso coro é contra o fascismo e o desmonte da universidade”

Aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, no campus da UFBA em Camaçari, Gabriel Ferreira dos Santos, também participou do ato. “Estamos aqui lutando contra os cortes. Precisamos dos recursos para manter a universidade em pé”.
No Salão Nobre da Reitoria, a Coordenadora da ASSUFBA, Adelmária Ione, disse que “hoje gostaríamos de estar falando sobre expansão universitária, algo que aconteceu em 2005, com o projeto Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Mas, estamos falando de cortes que inviabilizam o funcionamento das universidades. A ASSUFBA e os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação estão nesta luta contra a destruição da Universidade Pública Brasileira.”

Da Reitoria, os(as) participantes do ato saíram pelas ruas do Canela protestando contra o desmonte da educação orquestrado por Bolsonaro e terminou o grande ato na porta da Prefeitura Municipal de Salvador. Dia 18/10/22 voltaremos às ruas! VEJA AS FOTOS!