Em audiência com o reitor da UFOB, ASSUFBA debate o panorama da pandemia, cortes de verbas e suas implicações para a construção de um retorno gradual seguro para toda a Comunidade Universitária

A ASSUFBA se reuniu, na última quarta-feira (13/10), com o reitor da UFOB, prof. Jacques Antonio de Miranda e o Pró-reitor de Gestão de Pessoas, prof. Clayton Barcelos, para tratar do panorama da pandemia e a situação do financiamento das universidades, Instrução Normativa 90, que trata do retorno presencial às atividades, e Decreto 10.620, que dispõe sobre a transferência das aposentadorias do RPPS para o INSS. Estiveram presentes pelo Sindicato, os Coordenadores(as) Lucimara Cruz, Rony Keito, Edinelvan Lima, Eliete Gonçalves e Giancarlo Damiani.

O encontro ocorreu de forma muito produtiva. A gestão firmou um compromisso com a ASSUFBA, de preparar um documento para esclarecer que a proposição da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas foi apenas levantar dados sobre as condições e necessidades do trabalho presencial, que não possui uma previsão de data de retorno.Lembrando que a Portaria nº 008/2020, de 18 de dezembro de 2020, referente ao semestre letivo especial, que termina em 23 de dezembro, ainda está vigente.

O reitor fez a proposta de uma reunião com a PROGEP, os diretores dos campi da UFOB, e a coordenação da ASSUFBA, para a discussão da Instrução Normativa 90. Além disso, houve a proposição de um seminário para a discussão do teletrabalho, proprosta que já estava sendo avaliada pela ASSUFBA. O Sindicato também recebeu a informação de que a UFOB não havia encaminhado qualquer iniciativa administrativa para a execução do decreto 10.620, em relação aos aposentados, que atualmente são 4 na universidade.

A audiência foi finalizada com um compromisso mútuo de construção coletiva do retorno gradual com segurança, para toda a comunidade universitária da UFOB.