Em audiência com reitora da UFSB, ASSUFBA debate o retorno presencial das atividades

A ASSUFBA se reuniu, na última sexta-feira (15/10), com a reitora da UFSB, profª Joana Angélica, para debater sobre o retorno presencial às atividades. Estiveram presentes pelo Sindicato, os(as) Coordenadores(as) Edinelvan Lima, Maristela Aragão, Lucimara Cruz, Giancarlo Damiani, Valmiro dos Santos, Mário Sérgio e Paulo Roque. Os conselheiros do CONSUNI-UFSB participaram do encontro, junto aos servidores da universidade, e também os representantes do Comitê Emergencial de Crise.

Alguns servidores da UFSB já estão trabalhando entre duas a três semanas de forma presencial. A reitora explicou que a decisão do processo do retorno presencial gradual ocorreu em consonância com a vacinação. Segundo a profª, as ações do Comitê Emergencial de Crise para Pandemia de Covid-19 da UFSB são as responsáveis por estabelecer as condições do retorno presencial da universidade.

Os Técnico-Administrativos em Educação tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, no que diz respeito à biossegurança (garantia dos equipamentos necessários), perguntar sobre os relatórios do Comitê Emergencial, através da representante da Reitoria no Comitê de Crise, a servidora Camila Calhau. Dúvidas sobre o controle da vacinação, contaminação da comunidade universitária e também sobre a situação dos trabalhadores com comorbidade diante desse retorno presencial também foram trazidas pelos servidores.

O Coordenador do Sindicato, Edinelvan Lima, lembrou que o retorno administrativo dos TAE da UFSB acontece antes mesmo da aplicação legal da Instrução Normativa 90, que dispõe sobre o retorno presencial das atividades para os servidores e funcionários públicos, instituído pelo governo federal. Ele destacou ainda a necessidade e importância da consulta prévia às entidades e representantes da categoria, para que os servidores possam discutir e contribuir da melhor forma, mitigando os riscos e buscando saídas consensuadas, que garantam e preservem a saúde de todos(as).

A coordenadora Maristela Aragão apresentou os resultados da pesquisa sobre a retomada presencial das atividades administrativas da UFSB, realizada entre os TAE, nos dias 08/10 a 13/10, a partir de algumas queixas de servidores relatadas na última Assembleia, ocorrida no dia 4 de outubro.
O Sindicato elaborou o formulário com intuito de observar na prática como está sendo esse retorno e qual a opinião, sentimento e observações dos trabalhadores sobre isso. A pesquisa teve resposta dos servidores TAE e mostrou que muitas das ações de retomada da UFSB não estão em consonância com o que foi proposto e orientado pelo Comitê Emergencial de Crise.

Os dados e as queixas dos servidores convergem justamente com o constatado pelos coordenadores Edinelvan Lima e Maristela Aragão, em visita ao prédio da Reitoria. Ficou evidente a precarização quanto às orientações de segurança sanitária, orientações visuais de distanciamento, a falta de EPIs e EPCs, evidenciando o abismo entre o conteúdo do Plano de Retomada e as ações do dia a dia.

A ASSUFBA firmou o compromisso de enviar à reitora o documento com as condições de retorno presencial elaborado pelo Sindicato, com todas as normas de segurança necessárias para os trabalhadores. O relatório da pesquisa também será no intuito da gestão corrigir os problemas e falhas já detectados e analisadas as possibilidades de melhorias.

O Sindicato continuará acompanhando e cobrando ações corretivas que não estejam sendo cumpridas, pois entende que não se pode colocar em risco nesse momento, tudo que foi conquistado com as ações de enfrentamento a COVID-19. Ademais, a vida de todos(as) trabalhadores(as) são prioridades. TODAS as vidas importam!