Em audiência, coordenadores da ASSUFBA levam pauta sobre o Teletrabalho para debate com a PRODEP

A coordenação da ASSUFBA Sindicato, no trato com a Pró-Reitoria De Desenvolvimento De Pessoas (PRODEP), levantou a necessidade da criação de uma comissão paritária para discutir o Teletrabalho no âmbito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na presença da Profª Denise Vieira, Jeilson Barreto, Jacqueline Samagaia e Mara Santos, os coordenadores introduziram o debate levantando alguns pontos do tema que foi discutido no último Webinário sobre o Teletrabalho produzido pelo Sindicato.

A coordenadora Adelmária Ione frisou que este assunto está sendo uma demanda da categoria e que o Webinário realizado foi um importante momento para o Sindicato ouvir os TAEs. Ione fez questão de deixar claro que o Sindicato não é contra o Teletrabalho, mas que ele precisa ser discutido com cuidado, para não causar retrocessos à categoria.

Para o coordenador Renato Jorge, é muito importante que se retire essa conversa que está sendo feita nos corredores e grupos de whatsapp, e se coloque onde deve estar. “Por que aí, a Instituição vai pautar esse debate, indicar sua representação, apresentar os dados, seu ponto de vista fazendo com que possamos realizar essa discussão para de fato informar a categoria de tudo que ocorre por trás dessa modalidade”, completou Renato, justificando o pedido da criação da Comissão.

Ofício
O Sindicato encaminhou o Ofício para a PRODEP, como acordado na audiência, pedindo a criação da comissão paritária institucional, conforme o documento abaixo: https://drive.google.com/file/d/1AqJkEam-iB3HNZD3E3n802odGJU9mxM4/view?usp=sharing.

No dia 18/05, a PRODEP lançou uma Nota Técnica da análise do teletrabalho, trazendo a contextualização legal, diferenciando o trabalho remoto do teletrabalho e uma análise das implicações da implementação do teletrabalho. De acordo com a conclusão da nota, “se trata de um tema complexo porque propõe alterações estruturais e essenciais na organização do trabalho da Universidade Federal da Bahia”.

Confira a nota na íntegra: https://drive.google.com/file/d/1wOwhG7vYCLJgW2LCtPQX8iyefLAwtSmh/view?usp=sharing

Vale salientar que na última Assembleia Geral Virtual com os servidores da UFBA, a coordenação do Sindicato informou que será realizada uma roda de conversa para tratar do decreto 11.072/2022, que dispõe sobre o PGD (Programa de Gestão e Desempenho) da administração pública federal direta, autárquica e funcional e atualmente regulamenta o teletrabalho.