Em dia de fortes emoções e alegrias, ASSUFBA comemora Dia do Aposentado

Uma manhã alegre, festiva, marcada por fortes emoções. Assim foi a comemoração realizada pela ASSUFBA do Dia do Aposentado, na sexta-feira (24/01), quando aconteceu assembleia, no auditório da entidade.

A Coordenadora de Aposentados do Sindicato, Maria Dolores de Brito, fez uma saudação aos trabalhadores. “Hoje eu quero dedicar a cada um de vocês o meu abraço. Este abraço carrega um significado muito especial para cada um que passou a vida na UFBA e na ASSUFBA. É um abraço de reconhecimento pelo esforço, de acolhimento e de parabéns”.

Opinião compartilhada pelo Coordenador de Aposentados da entidade, Edgar de Jesus, que fez questão de ressaltar o valor que os servidores têm para o Brasil e para o Sindicato. “Sem nós, o país vai embora. Construímos esta Universidade. Somos os fundadores. Eu, por exemplo, tenho 40 anos de luta. Fico muito orgulhoso quando vocês são chamados e nos atendem. Estamos juntos”, exclamou.

A declaração da Coordenadora Geral do Sindicato, Aida Maia, reflete bem o pensamento da entidade. “Para mim é uma gratidão ímpar estar vendo vocês que lutaram e construíram a Universidade ensinando para a gente como defender a unidade. Muito obrigada a todos vocês. A gente precisa lembrar o passado, viver o presente e construir o futuro”.

E, de fato, os servidores filiados à ASSUFBA dão sempre demonstrações da combatividade. “Vocês são os nossos espelhos. A gente tem de ouvir as pessoas que estiveram antes de nós para entender a história. É preciso comemorar e refletir”, afirmou a Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas, Lucimara da Cruz, que ainda lembrou que “somos a única categoria com paridade entre ativos e aposentados”.

Presente na assembleia, o aposentado da SUMAI, Edvaldo Azevedo dos Santos, reafirmou a importância da entidade para a categoria. “Trabalhei durante 48 anos na Universidade e sou praticamente sócio-fundador da ASSUFBA, que possui um GT de Aposentados. É fundamental comemorar esta data. É de uma importância muito grande, pois é um pessoal que já deu muito do seu trabalho para a manutenção da UFBA desde a criação até o presente momento”.

Para Edvaldo, os aposentados são referência para os novos funcionários. “Todas essas pessoas que deixaram esse legado de trabalho e exemplo para as próximas gerações. A presença do Sindicato é importante, pois é um motivo de fortalecimento da luta sindical, para dar apoio à diretoria e os novos ainda dão uma força maior. A ASSUFBA é um ambiente de luta”.

A deputada federal e servidora licenciada do COM-Hupes, Alice Portugal, exclamou que “a juventude é a vontade de lutar. É o respeito a todos e todas que construíram essa história”. A parlamentar lembrou ainda que “essa geração estava na primeira eleição para a direção dos Hospitais Universitários e para o reitor da UFBA. Espero que possamos continuar juntos nessa construção e com olhos que possam ver a história. Com essa mesma disposição de encher auditórios e lotar passeatas”.

Um momento para lá de especial emocionou a todos na assembleia. O primeiro Coordenador de Aposentados, Orlando Coutinho, falou sobre a importante e histórica luta em defesa dos aposentados associados à ASSUFBA.

Confira o vídeo:

 

Qualidade de vida

Pensando em conscientizar e ampliar o conhecimento dos aposentados, a ASSUFBA convidou a terapeuta ocupacional, Selma Ribeiro, para palestrar sobre qualidade de vida dos idosos.

Selma Ribeiro falou sobre o processo de envelhecimento e disse que “a velhice é uma fase, mas não um purgatório. A gente não deixa de ser indivíduo por causa disso”.

A terapeuta ocupacional também abordou o envelhecimento saudável. “A saúde não é vista somente como ausência de doença. É ainda o equilíbrio da autonomia e independência”. Ela ressaltou, porém, que a qualidade de vida não é uma receita pronta.

Processos jurídicos

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, falou sobre os processos jurídicos movidos pela entidade. Sobre os 3.17%, ele lembrou que o processo está sendo executado na 13ª Vara Federal. O juiz responsável pelo caso, Carlos D’ávila, determinou a execução em lotes de 10 pessoas. No total, são 600 lotes com tramitações diferentes. À medida em que as RPVs (Requisições de Pequeno Valor) migrarem para pagamento pelo TRF – 1ª Região, o Sindicato prestará as informações necessárias aos contemplados.

Em relação aos 28.86%, Renato informou que, após reunião na Procuradoria Federal/AGU, cobrando o cumprimento do acordo para pagamento da ação, a AGU terá de passar a lista com os valores devidos atualizados e a ordem de pagamento. Conforme a ASSUFBA solicitou, os idosos devem estar como prioridade.

O processo da URP também foi mencionado. “Sei que há uma expectativa muito grande. Temos buscado formas de celeridade ao andamento. À medida que o processo for avançando, vamos atualizando os servidores. Queremos usufruir em vida tudo o que temos direito de receber”.

A Coordenadora de Assuntos Jurídicos da ASSUFBA, Nadja Rabello, afirmou que dos 1.180 substituídos do processo, 705 servidores tiveram o reajustamento da parcela concedido. Portanto, a Justiça deixou 405 integrantes de fora da correção. O advogado do caso, Dr. Ivan Brandi, já recorreu e aguarda decisão do juiz.

Renato Jorge falou ainda sobre uma demanda antiga dos aposentados: a impressão dos contracheques na Prodep/UFBA. Em conversa com órgão, foi informado à ASSUFBA que a UFBA pretender fornecer o documento e estuda a melhor forma de viabilizar. O Sindicato se colocou à disposição para ajudar.

 

Sorteio

Para comemorar a passagem do Dia Nacional do Aposentado, a SICOOB doou diversos brindes para serem sorteados entre os aposentados durante a assembleia.

 

Veja a galeria de fotos: