Em Dia de Luta, Técnico-Administrativos da UFRB fazem mobilização em defesa das universidades federais

Os Técnico-Administrativos da UFRB realizaram, nesta quarta-feira (02/08), Dia Nacional de Luta e Paralisações em defesa das instituições de ensino públicas, panfletagem no portão principal do campus de Cruz das Almas e denunciou à comunidade acadêmica os problemas dos cortes nos orçamentos impostos pelo governo Temer.

A ASSUFBA produziu um panfleto como o objetivo de alertar trabalhadores, estudantes e população sobre a difícil situação das instituições em função das reduções nos orçamentos, em especial a Emenda Constitucional (EC) nº 95 de 2016 (antiga PEC 241/2016 na Câmara e PEC 55/2016 no Senado), que reduz investimentos em políticas públicas pelos próximos 20 anos e inviabiliza o funcionamento das universidades.

UFRB_3

Em seguida, a categoria seguiu para a Reitoria onde realizou avaliação da conjuntura e as consequências das medidas de Temer. Na UFRB, os reflexos incluem redução da quilometragem das viagens, cortes nos contratos de prestação de serviço com redução dos trabalhadores terceirizados, aquisição de materiais de consumo (papel, lápis e caneta), diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes, obras, construções, instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

UFRB_2

Durante a atividade na Reitoria, o Reitor Professor Silvio Luiz de Oliveira Soglia, falou da situação crítica das instituições de ensino e da mobilização dos reitores por meio da ANDIFES. Também ressaltou que a UFRB, assim como as outras instituições, enfrentam o contingenciamento. Sem contar que existem várias rubricas retiradas do orçamento, como por exemplo da verba de capacitação.

Na UFRB, os cortes no orçamento em 2017, nos recursos em custeio e investimento são resultado da Lei Orçamentária de 2016, com redução de 10% dos valores relativos a custeio e 50% do investimento.

Diante da gravidade da situação, a categoria permanece alerta e mobilizada para barrar os ataques aos direitos dos trabalhadores brasileiros.