Em Dia Mundial da Saúde, ASSUFBA reforça importância do SUS e dos trabalhadores

Neste Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a ASSUFBA reforça a defesa da vida, do SUS (Sistema Único de Saúde), por melhores condições de trabalho e por vacina gratuita para toda a população.

O Dia Mundial da Saúde deve servir também de reflexão e luta por mais investimentos na área. Desde o governo Temer, a saúde tem sido desmontada e sucateada, com corte nos investimentos, falta de pessoal e retirada de direitos dos trabalhadores. Bolsonaro só fez piorar o pacote de maldades. Em meio à pandemia de Covid-19, o SUS e os esforços dos servidores têm se mostrado fundamentais para salvar vidas.

O Sindicato não pode deixar de frisar a importância dos Hospitais Universitários, como o COM-Hupes e a MCO. As unidades de saúde se destacam no atendimento à população, sobretudo, a mais carente. Além disso, têm papel fundamental na formação de recursos humanos na área e no apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão nas universidades federais as quais estão vinculados.

O Brasil vive o pior momento da pandemia, com cerca de 337 mil mortes e 4.195 óbitos registrados em 24 horas. Para além das medidas de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, especialistas atestam, de forma unânime, que apenas a vacinação em massa pode frear o agravamento da pandemia.

A grande questão para enfrentar a pandemia no Brasil, no entanto, está no comando. Desde o início da crise sanitária, o presidente Bolsonaro adotou uma postura negacionista e irresponsável, inclusive com a vacinação da população. É por isso que o plano de imunização anda a passos lentos no país, fazendo com que milhares de vidas sejam perdidas todos os dias.