Em greve há 31 dias, servidores da UFBA marcham contra a PEC 55

 

Debaixo de um sol de 28º, centenas de pessoas se concentraram na manhã desta sexta-feira (25/11), na Reitoria da UFBA, no Canela, para protestar contra a PEC 55, antiga 241, e a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, capitaneada pelo governo Temer.

Por volta das 10h, a Assufba, os técnico-administrativos e os trabalhadores de diversas categorias, saíram em passeata pelas ruas do Comércio para alertar a toda a população sobre os prejuízos que a aprovação da proposta trará para o país. Durante a mobilização, o coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, fez um alerta. “Ou vamos para as ruas enfrentar as ameaças do governo o ou teremos de conviver com um grande retrocesso em nosso país. É a volta da escravidão”. Também exclamou “Mas se depender da nossa categoria, essa PEC não será aprovada”.

img_0792 img_0243

“Ocupa tudo! Contra a PEC do fim do mundo!” esse foi o grito mais ouvido nas ruas durante a caminhada, que contou com a animação do grupo Tambores de Búzios. O coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, ressaltou que “resistir é o nosso maior dever. Hoje, mão vamos de panela, vamos às ruas, mostrar a força dos trabalhadores, que serão os mais atingidos por esse governo corrupto, que deseja tirar os nossos direitos. A população precisa acordar e é por isso que estamos aqui.”

img_0230

A atividade contou com o apoio de diversas categorias, além dos estudantes das Universidades Federais da Bahia, que ocupam as instituições há 36 dias. “Essa caminhada é para protestar contra as medidas que o governo do presidente ilegítimo Michel Temer quer implantar no Brasil. Ela significa nada mais nada menos do que a perda dos direitos dos estudantes, aposentados e trabalhadores”, pontuou o presidente da CTB, Aurino Pedreira.

A passeata fez uma parada em frente ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no Comércio, e foi finalizada no prédio do Banco do Brasil, ambos alvos de desmonte de Temer.

img_0998