Em meio à pandemia, assistente social é peça fundamental

Nesta sexta-feira, 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social. A ASSUFBA parabeniza os profissionais e reforça a importância do papel dos trabalhadores em relação às políticas sociais, sobretudo, na área da saúde. Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, os assistentes sociais têm atuado junto às famílias das vítimas hospitalizadas, com ações voltadas para a garantia dos seus direitos.

De forma articulada aos demais profissionais da saúde e das políticas sociais, esses valorosos profissionais contribuem para garantir que todos sejam tratados com dignidade, salvaguardando o respeito a sua humanidade e cidadania, tanto nos hospitais, centros de assistência e empresas, como em diversas áreas e esferas do Estado e na sociedade como um todo. Diante da crise da Covid-19, os desafios aumentam.

A realidade impõe ao assistente social novas orientações diante de uma mudança necessária e brusca de cultura, que atinge os hábitos e possibilidades de expressão de afeto e cuidado entre acompanhantes e pacientes, que não mais podem acompanha-los nos leitos, entre colegas de trabalho que não mais podem expressar fisicamente apoio em uma situação de grande comoção coletiva.

Entre os mais vulnerados na sociedade, com maiores dificuldades de acessar seus direitos mais primordiais, alimento, moradia, trabalho, todas as mazelas aprofundadas nesse momento de calamidade nacional, em que todos lutam pela própria vida, cabe a(o) Assistente Social a árdua tarefa de intervir, orientar para garantir o acesso às mais diversas políticas emergenciais.

Como no Brasil existe um déficit de investimento nas políticas sociais e na área da saúde que vem se acentuando desde o golpe de 2016,  a precarização dos serviços e a falta de condições de trabalho para os profissionais nessa área também tem deteriorado, tornando-se mais um obstáculo para a efetivação dos direitos legalmente previstos para a população.

É preciso destacar que todos os profissionais, que hoje atendem direta ou indiretamente as demandas criadas pela pandemia do novo coronavírus precisam ser protegidos em várias dimensões: fisicamente, pela garantia de Equipamentos de proteção individual e coletivos adequados; psicologicamente, pela garantia de assistência às dores e angústias causadas pelo momento ímpar que enfrentamos; e socialmente pela garantia de seus direitos trabalhistas, que paradoxalmente ao que se deveria esperar, têm sido atacados no momento em que toda a sociedade mais precisa desses profissionais.

A ASSUFBA vem a público mais uma vez reafirmar que profissionais protegidos e amparados, são a garantia de que conseguiremos enfrentar esse grave momento e atravessá-lo com o mínimo de danos possível.

Todas As Vidas São Importantes. Por Assistentes Sociais protegidas e Vivas(os)!

A Vida acima do Lucro!

Parabéns a todas (os) vocês Assistentes Sociais que dedicam suas vidas a garantir a dignidade de tantas outras vidas humanas.