Em reunião ampliada da Coordenação da ASSUFBA e da Seção do COM-HUPES, técnicos discutem demandas dos servidores RJU

Durante a manhã desta segunda-feira (14/06), a Coordenação da ASSUFBA e a Seção do COM-HUPES realizaram uma reunião conjunta, que contou com a participação de servidores de diversos setores do hospital. Entre as demandas discutidas, a frequência, cessão, jornada de trabalho, ponto facultativo e capacitação e qualificação dos servidores RJU (Regime Jurídico Único), além do assédio moral e condições de trabalho.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, deu os informes sobre a reunião que aconteceu com a Prodep/UFBA na última quinta-feira (10/06). Na oportunidade, o Sindicato tratou sobre questões referentes aos servidores do COM-HUPES, como o módulo de férias a partir do SIGRH, que deve ser implementado em breve. Isso significa que cada servidor vai poder solicitar as férias no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos.

Renato Jorge também informou que durante a reunião com a Prodep, o Sindicato cobrou que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas formalize junto à Superintendência do HUPES, chefias e RH as regras que regem os servidores RJU, para que não haja mais problemas, nem dúvidas a respeito da legislação do Regime Jurídico Único.

Sobre o assunto, o Coordenador de Saúde do Trabalho, Giancarlo Damiani, informou que o Sindicato fez a proposta de uma reunião com a Prodep, DivGP (Divisão de Gestão de Pessoas) e a ASSUFBA para eliminar ruídos sobre a administração dos servidores RJU. Também falou sobre os Turnos Contínuos e a necessidade de um seminário sobre teletrabalho, além de ter feito a leitura de um documento com as demandas dos técnicos que será entregue à direção do HUPES.

Giancarlo Damiani mencionou alguns problemas existentes, como fluxo da entrega de atestados, ponto facultativo, 13ª hora e avaliação de desempenho. “É inadmissível que os servidores sejam avaliados conforme o plano de metas da Ebserh”, disse. Sobre capacitação e qualificação, a ASSUFBA solicitou que fossem ofertados cursos para os servidores, com carga horária mínima de 20 horas. Além de capacitar, é uma oportunidade de crescer na carreira de forma pecuniária, já que a categoria está com salários congelados há anos.

A servidora Deniz Menezes também reafirmou a necessidade de responsabilização sobre a gestão dos servidores RJU e tratou sobre as denúncias de assédio moral no COM-HUPES. Há, inclusive, um grupo de trabalho para discutir o assunto. O Sindicato aproveita a oportunidade para solicitar à categoria que denuncie os casos para que providências sejam tomadas. Vale lembrar que a entidade já fez a solicitação de audiência com o novo superintendente pró tempore do COM-Hupes, Francisco José Farias Borges dos Reis, para tratar esta e outras questões.

Eleições do COM-HUPES
A ASSUFBA informou que após a eleição para a representação dos TAE na Comissão de consulta à comunidade para a escolha do Diretor e Vice-Diretor do hospital, não houve movimentação por parte do COM-HUPES sobre o pleito eleitoral. O Sindicato segue no aguardo da indicação da representação dos docentes e dos estudantes, bem como uma reunião do Conselho Gestor do hospital, que vai discutir o processo de consulta.

Foi acertado ainda que na reunião com a Superintendência do COM-HUPES, o Sindicato vai cobrar à Superintendência a instalação do processo de escolha para direção do hospital.