Em reunião com a ASSUFBA, reitor da UFBA reafirma posição contrária à fusão do COM-Hupes com a MCO

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, reafirmou posicionamento contrário à proposta de fusão dos hospitais universitários da Ebserh, empresa que administra hoje os HU, como o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos e a Maternidade Climério de Oliveira. A afirmação foi feita durante reunião com a ASSUFBA e as representações dos(as) servidores(as) do COM-Hupes e da MCO, na segunda-feira (02/08).

O Coordenador do Sindicato, Giancarlo Damiani, mostrou preocupação com a possibilidade de a Ebserh, a partir da definição da portaria do Ministério da Educação, implementar a fusão entre os hospitais de forma unilateral.

Durante a reunião, a servidora da MCO, Andréa Novo, reforçou a preocupação de interferência do MEC. O reitor informou que o Ministério da Educação não pode obrigar a UFBA a aceitar a fusão, pois feriria a autonomia universitária.

A Coordenação do Sindicato também questionou o reitor e reafirmou a posição da categoria, que é contrária à cessão dos(as) servidores(as) RJU (Regime Jurídico Único) à Ebserh. O Coordenador Geral, Renato Jorge, lembrou que a empresa tem mudado, ao longo dos anos, a estrutura dos hospitais universitários, o perfil de gestão, além de estar retirando a autonomia das universidades na questão financeira.

João Carlos Salles disse que as ações da Ebserh dentro dos HU não podem ferir os interesses dos trabalhadores. Também afirmou que não vê a possibilidade de a empresa obrigar a fusão entre os hospitais, visto que existe um contrato com a UFBA que só pode ser alterado se a própria Universidade Federal da Bahia desejar a mudança.

Vale lembrar que em outubro de 2021 o reitor respondeu ofício enviado pela ASSUFBA afirmando não concordar com a fusão e salientando a preservação da independência entre os hospitais universitários.