Em reunião com o Ministério da Economia, FASUBRA cobra debate sobre pauta de reivindicações

A pauta de reivindicações da campanha salarial 2020 dos servidores públicos federais foi entregue ao Ministério da Economia em fevereiro deste ano. Mas, até o momento, nenhum debate ocorreu sobre o assunto. Em reunião virtual, coordenada pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), com representantes da pasta, a FASUBRA cobrou posicionamento sobre a minuta. 

O governo afirmou que não tinha retorno e que não havia se preparado para debater a pauta geral naquela ocasião. Disse ainda que iria agendar uma nova reunião para tratar do assunto. 

Na reunião virtual, ocorrida na sexta-feira (03/07), foram discutidos o trabalho remoto e o retorno presencial às atividades. As entidades que representam os servidores reafirmaram que eram contrárias ao retorno presencial neste momento em que a pandemia do novo coronavírus ainda estava em crescimento. 

A retirada de direitos  dos trabalhadores que estão em trabalho remoto também foi abordada. Segundo a FASUBRA, o diálogo com o governo sobre essa questão irá continuar e deve ser visto a situação de cada estado.

Outro item tratado foram as desfiliações e descontos sindicais, em consequência do Decreto 10.328/20, que altera a gestão das consignações em folha de pagamento. O governo ficou de agendar nesta semana nova reunião com as assessorias, advogados e representantes das entidades para tentar mudar o formato do decreto.

Pela FASUBRA participou o coordenador-geral José Maria Castro. Pelo Ministério estavam presentes o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoas, Wagner Lenhart, o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público, Cleber Izzo, e o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público, José Borges Filho.

Veja a pauta dos servidores públicos federais na íntegra.