Em reunião na ASSUFBA, direção da Promédica responde questionamentos dos usuários

Em reunião realizada na ASSUFBA, na manhã desta quinta-feira (04/07), a direção da Promédica deu respostas aos questionamentos feitos pelos usuários e a Comissão do plano de saúde.

A Comissão da Promédica havia disponibilizado um e-mail para que os usuários enviassem contribuições, críticas ou sugestões para a direção do plano. Na reunião, o Coordenador da ASSUFBA, Renato Jorge, afirmou que o objetivo do encontro, além de sanar os problemas mencionados pelos servidores, é “construir um conjunto de iniciativas para melhorar o atendimento do plano de saúde”.

Renato chamou a atenção para alguns fatores, como a sinistralidade, que impacta no alto custo da assistência médica. “Em virtude disso, muitas pessoas tiveram de sair do plano por não terem condições mais de pagar”.

O Coordenador de Comunicação do Sindicato, Antônio Bomfim Moreira, alertou sobre a necessidade de ampliação de estabelecimentos conveniados nas localidades onde a entidade tem base. Ele também disse que um dos intuitos da reunião é “facilitar a vida do sócio e fortalecer a organização que beneficia o associado”.   

A integrante da Comissão da Promédica, Mara Santos, fez uma série de questionamentos, como a redução da rede credenciada, dificuldade de achar os locais conveniados no site, necessidade de expansão de convênios com profissionais das áreas de ortopedia e traumatologia, dificuldade de marcação do retorno das consultas em 30 dias e falta de transparência em relação aos gastos dos usuários na página da Promédica.

O Superintendente Médico Grupo Promédica, André Fraife, reconheceu que há falhas que precisam ser corrigidas. Sobre a expansão da rede credenciada, ele informou que o Centro Médico Ondina será ampliado e que, a partir de agosto, já poderá ser utilizado.

A direção do plano também disse que houve reforma nas instalações do Hospital da Cidade e que o próximo a passar por obras é o Hospital Jorge Valente. Relatou ainda que estuda criar outro Centro Médico e um local especializado em fisioterapia. Outra iniciativa é montar comissões para fazer visitas aos polos.

Questionado sobre as negativas de cirurgias e exames, Andre Fraife explicou que, em muitos casos, o fato acontece porque a solicitação não está de acordo com o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde determinado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Afirmou ainda que, quando isso ocorrer, o paciente deve procurar a direção do plano para que seja feita uma análise mais minuciosa.

O membro da Comissão da Promédica, Aurélio Avelar, falou sobre a suspensão de reembolso em caso de descredenciamento dos médicos. O gerente André Fraife explicou que, quando o plano oferece a especialidade, não há como reembolsar o usuário.

Em relação à demora de conseguir vaga para retorno, André Fraife informou que nem todos os exames são feitos dentro da Promédica. “Às vezes, é necessário terceirizar. Por isso, nem sempre dá tempo do resultado chegar em 30 dias”.

A gerente de Relacionamento da Promédica, Fátima Freire, considerou importante a reunião e disse que é fundamental ter acesso às queixas dos usuários para que seja possível solucioná-las. Sobre a sinistralidade, Fátima explicou que se encontra em 93,48%, quando o ponto de equilíbrio contratado é de 75%. “Todo consumo é divido. É rateado entre todos os usuários”.

Questionada sobre o porquê de o plano individual, recentemente lançado, ser mais barato do que o empresarial, que já existe há décadas, a direção do plano explanou que a diferença está na abrangência. 

O plano individual tem como abrangência os municípios de Salvador, Alagoinhas, Camaçari, Catu, Lauro de Freitas e Simões Filho. Já o empresarial, toda a Bahia.

Sobre a transparência do plano de saúde, a supervisora Ângela Freire, informou que será otimizada, mas salientou que os usuários podem procurar a direção do plano para obter informações. Também mencionou visitas da Comissão à Promédica para estreitar a relação e dirimir dúvidas.

Vale lembrar que na ASSUFBA há a profissional da Promédica Vanessa Lago, todas as quartas e sextas-feiras, para atender os associados.