Em reunião, servidores tiram dúvidas e aprovam encaminhamento sobre a Promédica

Na manhã desta segunda-feira (13/01), a ASSUFBA reuniu a Promédica e os usuários do plano de saúde para que fossem dadas respostas às dúvidas e queixas dos servidores.

A gerente de Relacionamento da Promédica, Fátima Freire, apresentou um panorama do plano. A sinistralidade, por exemplo, está em 81,25%, no período de dezembro de 2018 a novembro de 2019. Vale lembrar que o ponto de equilíbrio contratado é de 75%.

Segundo ela, 23 beneficiários utilizam o equivalente a 50% de todo o recurso do plano e apenas 2% da comunidade consomem 52% da despesa. Também alertou que a taxa de absenteísmo é alta. Do total de 16.818 consultas agendadas, 3.252 pacientes faltaram sem desmarcar o atendimento.

Em relação ao perfil da comunidade assistida, 50% das pessoas estão acima de 54 anos. Também foram passadas informações sobre rede credenciada, agendamento via site e Rol de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde).

A gerente de Relacionamento da Promédica também deu respostas às perguntas anteriormente enviadas à gestão da assistência médica. Após a apresentação dos dados, o microfone foi aberto para que os usuários presentes pudessem pedir esclarecimentos e relatar as dificuldades encontradas no plano.

A principal queixa foi sobre a demora no retorno das consultas. Fátima Freire se comprometeu a averiguar a situação e levar sugestões de melhorias à direção do plano de saúde.

 

Estudos da ASSUFBA

Com a proximidade do aniversário de contrato da Promédica, 1º de março, quando há reajuste dos valores, a ASSUFBA, preocupada com a saúde financeira dos servidores, que estão sem correção salarial desde 2017, solicitou ao assessor do Sindicato junto ao plano, Nilson Santiago, que fizesse estudos para a possibilidade de mudança do contrato, em busca de uma alternativa para não onerar ainda mais os beneficiários.

A Promédica lançou no ano passado o Plano Individual, que tem um custo maior do que o pago pelo servidores. Diante disso, o assessor Nilson Santiago iniciou estudos comparando os dois planos. Ele informou que não há diferença na cobertura e, sim, na abrangência.

O Plano Emergencial (um dos utilizados pelos servidores), por exemplo, tem abrangência estadual. Já o Plano Individual atende em apenas 13 municípios da Bahia.

A ASSUFBA, no entanto, tenta incluir nos novos planos em estudo, com perspectiva de contratação com custos menores do que os hoje praticados, as cidades de Cruz das Almas, São Francisco do Conde e Cachoeira, locais onde há base do Sindicato.

Diante dos dados expostos e após amplo debate, democraticamente, os usuários presentes aprovaram que a ASSUFBA continue com os estudos para a mudança do contrato.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, deixou claro que a mudança do contrato é uma possibilidade e que qualquer decisão será tomada coletivamente, de forma democrática e transparente. Informou ainda que o debate foi levado à reunião diante da proximidade do aniversário do contrato, em 1º de março.

 

Atendimento na ASSUFBA

A ASSUFBA lembra que há no Sindicato a profissional da Promédica, Vanessa Lago, disponível para auxiliar os usuários. Basta procura-la quarta ou sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h, na sede da entidade.