Em Roda de Conversa promovida pela ASSUFBA, PRPPG/UFBA tira dúvidas sobre Edital inédito para Bolsa de Capacitação no Exterior

A convite da ASSUFBA, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Ronaldo Lopes Oliveira, participou da Roda Conversa, nesta terça-feira (07/03), no auditório do Sindicato, para discutir o primeiro Edital exclusivo para Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação para a Bolsa de Capacitação no Exterior.

O Pró-Reitor explicou que o edital n.º 001/2023-PRPPG – Bolsa para Capacitação no Exterior CAPES/PRINT/UFBA 2023 tem por objetivo o aperfeiçoamento individual e o fortalecimento institucional por meio de treinamentos e capacitação técnicas, científicas ou pedagógicas. É um programa de Pesquisa e Pós-graduação voltado para a internacionalização universitária.

O Coordenador de Comunicação da ASSUFBA, Antonio Bomfim, informou que há uma preocupação grande na base da categoria com os termos dispostos no Edital, que carece de aperfeiçoamento e ajustes, a partir de algumas demandas apresentadas pelos(as) servidores(as) no que diz respeito aos valores pagos para aplicação do teste de proficiência em inglês segundo o padrão CAPES. Já Rosângela Santana, Coordenadora de Políticas Sociais e Antirracismo, buscou informações sobre quando será lançado o edital para a seleção de mestrado.

Em resposta o Prof. Ronaldo Oliveira afirmou que a UFBA tem todo o interesse e satisfação em contribuir para o crescimento dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação. “Precisamos trabalhar juntos em prol da capacitação e qualificação de todos”. Temos a expectativa de no 2° semestre de 2023 ou no 1° de 2024 alcançar este objetivo. Também ressaltou que a UFBA e a Unicamp têm as propostas mais abrangentes neste sentido.

Uma das exigências do Edital é que o(a) técnico(a) tenha proficiência na língua do país de destino. Os(as) servidores(as) presentes fizeram uma série de questionamentos sobre a possibilidade de ampliar o desconto de 20% na negociação da UFBA com a empresa que vai realizar os testes e que pode chegar a 30% em função da inscrição de um número grande de candidatos(as).

Na reunião, Daniele Chama, Daniel Bandeira, Arituza Ramos e Lorena Santos membros da Equipe Técnica da PRPPG, além de tirarem dúvidas sobre o edital,  explicaram que existe uma limitação de recursos por parte da UFBA, mas a Professora Dayana Costa se comprometeu a entrar em contato com a empresa para tentar uma nova negociação, caso haja um número mínimo de 50 candidatos(as) inscritos(as). O que é muito positivo.

Ao final da Roda de Conversa crítico-reflexiva, democrática e que foi bastante produtiva, a PRPPG mostrou-se disponível para as contribuições dos(as) TAE e buscará, na medida do possível, atender às demandas apresentadas em atenção ao edital.