Em Semana de Enfermagem do Hupes, ASSUFBA reforça importância do investimento em saúde no país

Diante do momento do país, em que o governo Bolsonaro reduz drasticamente os investimentos em saúde e educação, a sociedade precisa ampliar a mobilização e reagir energicamente para evitar ainda mais retrocessos. O recado foi dado pelo Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, durante a abertura da Semana de Enfermagem do Hupes, que aconteceu nesta quinta-feira (16/05), no auditório do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia.

Durante a mesa, os desafios do trabalho em Enfermagem frente às iniquidades sociais, Renato lembrou que os profissionais da área de Enfermagem desempenham papel fundamental na assistência e cuidado com a sociedade, sobretudo, nos hospitais universitários, onde há oferta de ações e serviços pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a população mais carente. Mas, alertou que o pleno funcionamento dos HU’s pode estar em risco diante das medidas impostas pelo governo. 

Um exemplo é o recente bloqueio das verbas para as universidades federais, motivo pelo qual houve uma das maiores manifestações dos últimos tempos. Nesta quarta-feira (15/05), Greve Geral da Educação, mais de um milhão de pessoas foram às ruas protestar contra o desmonte do setor. Em Salvador, a ASSUFBA, em conjunto com outras entidades, promoveu uma grande passeata no Centro de Salvador. 

Ao final da fala, Renato conclamou os presentes para participação na Greve Geral, do dia 14 de junho, contra a reforma da Previdência. Todos os trabalhadores devem participar. Afinal, é a aposentadores de que está em jogo. 

A mesa contou ainda com a presença do superintendente do Hupes, Antônio Carlos Moreira Lemos,  da presidenta da ABEn-BA, Tânia Bulcão, da diretora da Escola de Enfermagem, Carolina de Souza Machado, da chefe de Divisão de Enfermagem do COM-Hupes, Olga Santos, da conselheira do COFEN, Maria Luísa Castro, e da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Lúcia Duque Moliterno.