Em “Seminário de Educação – Desafios e Perspectivas”, ASSUFBA denuncia corte no orçamento da área

A ASSUFBA e a APLB realizaram, nesta segunda-feira (11/12), no auditório do Hotel Sol Victória Marina, no Corredor da Vitória, em Salvador, o Seminário Educação – Desafios e Perspectivas. O principal assunto abordado foi o sucateamento da área promovido pelo governo Temer.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, fez uma análise sobre a situação das universidades federais, diante do maior corte de recursos da história das instituições de ensino universitário do Brasil. “O caminho que o atual governo busca é o da privatização para todas as universidades”, alertou.

Presente na atividade, a deputada federal e técnica-administrativa licenciada da UFBA, Alice Portugal, parabenizou os dois sindicatos pela realização do seminário e fez uma explanação sobre o golpe na educação, com ênfase no contingenciamento de investimentos para a área. A parlamentar ainda falou sobre a reforma da Previdência, medida que o governo tem usado de todas as estratégias para aprovar.

Quem também fez um alerta sobre a atual conjuntura e os reflexos para as instituições foi a Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, Cassia Virginia Maciel. A ex-dirigente da ASSUFBA alertou que o governo tem colocado em prática uma política que representa corte no orçamento das universidades e que põe em risco os mais de 40 mil estudantes e cerca de 3 mil Técnico-Administrativos da Universidade Federal da Bahia.

O presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, saudou a ASSUFBA e a APLB pela iniciativa de fazer a luta em defesa da educação pública. Também chamou a atenção para a terceirização nas universidades, que deve se agravar, sobretudo, após a aprovação da lei este ano. Opinião reforçada pelo Coordenador Geral da APLB, Rui Oliveira.

A recém-eleita diretora da Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho, disse que “esse é o momento de discutir a saúde e a educação brasileira. A restrição orçamentária implica diretamente no ensino público, gratuito e de qualidade, além da qualidade da formação”.

O seminário contou com a participação de representações de diversas regiões da Bahia e debateu assuntos como a gestão escolar: desafios para diretores, a terceirização e os impactos na escola e na universidade e os reflexos da reforma da Previdência na educação.