Em todo o país, 70 campi universitários e 1000 institutos federais e escolas estão ocupados em resistência à PEC 241/16

A pressa do governo de Michel Temer em aprovar a PEC 241/16, que congela por 20 anos os investimentos em políticas públicas (saúde, educação, segurança e etc) e salários, tem movimentado milhares de técnicos administrativos em educação, docentes e estudantes das universidades e institutos federais de todo país.

Seguindo o exemplo dos estudantes secundaristas que vem ocupando escolas contra a reforma do ensino médio e a PEC, a comunidade universitária começou a ocupar as instituições federais de ensino. A deflagração de greve de técnicos e docentes contra a ameaça da PEC 241/16, é mais um reforço para conter os diversos ataques do governo Temer.

Neste sentido, reitores das universidades também apresentam argumentos contrários a aprovação da proposta. Segundo a Ângela Maria Paiva Cruz, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), alguns estudos estão sendo feitos pela Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, “e mostram que, R$ 24 bilhões serão retirados da educação ano a ano, com a vigência da PEC 241/16”.

Dia após dia, a comunidade universitária tem despertado em relação às ameaças da PEC, que vai resultar no desmonte do serviço público brasileiro. De acordo com dados da União Nacional dos Estudantes (UNE), mais de 70 campi universitários e 1000 escolas e institutos federais estão ocupados. Segundo gráfico do Sinasefe, 98 institutos federais estão ocupados.

A FASUBRA tem papel fundamental no protagonismo em luta pelo direito dos trabalhadores. São dias difíceis para os servidores e para o serviço público, dias de resistência contra o Projeto de Lei Escola Sem Partido, a cobrança de mensalidades nas universidades (graduação e pós-graduação), extinção do “Ciência Sem Fronteiras”, redução de verbas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade Para Todos (ProUni), bolsas de pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre outros.

 Fonte: FASUBRA