Em vitória histórica, Colômbia elege primeiro presidente e vice-presidenta de esquerda para governar o país

A Colômbia elegeu neste domingo (19/06) a primeira chapa de esquerda a governar o país. A chapa Pacto Histórico, encabeçada pelo presidente Gustavo Petro e a vice-presidenta, Francia Márquez, venceram no voto popular com 50,88% dos votos e marcaram uma importante reviravolta política em um país bastante tradicional e de direita. 

Gustavo Petro é líder da esquerda e ex-membro de guerrilha, sua vice, Francia Márquez, é advogada, ativista ambiental e assídua na luta antirracista no país. O cenário das eleições na Colômbia é um marco histórico que pode trazer mudanças importantes na América Lática e principalmente um panorama para as eleições presidenciais do Brasil. 

Além de políticos mundiais de esquerda, personalidades de direita, inclusive o candidato derrotado nas urnas, Rodolfo Hernández, reconheceu e parabenizou a vitória de Gustavo Petro. Os acontecimentos desta eleição mostram que Bolsonaro cada dia mais perde suas forças e muito provavelmente não terá apoio político, caso tente um golpe nas eleições deste ano.