Emoção e alegria marcam o aniversário de 41 anos da ASSUFBA

Uma história tão rica como a da ASSUFBA não podia passar em branco. Os 41 anos do Sindicato foram celebrados numa comemoração para lá de especial, com muita música, poesia, exposição fotográfica, emoção e solidariedade. A entidade realizou, nesta quarta-feira (1º/12), um ato político, artístico, cultural e solidário, transmitido pelas redes sociais e assistido pela categoria no YouTube e Facebook.

Emocionado, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, abriu o ato e fez questão de dizer que a história do Sindicato foi construída a muitas mãos, em especial dos(as) trabalhadores(as) que, ao longo da sua história, fizeram e tem feito um trabalho de grande resistência nas universidades do Brasil. Logo em seguida, a apresentação do Coral da ASSUFBA abrilhantou a festa.

O vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, registrou a alegria de estar participando do evento. “Não é um aniversário qualquer. São 41 anos de um Sindicato, uma organização que reúne a classe trabalhadora na luta pelos seus direitos, que batalha e conseguiu vitórias. A entidade chega nesta idade com a tranquilidade do dever cumprido e a ansiedade dos deveres que estão por cumprir”.

Durante o evento, os convidados puderam voltar no tempo por meio das imagens capturadas ao longo de mais de quatro décadas, que foram expostas no ato.

Representando o DCE (Diretório Central dos Estudantes), Pedro Nascimento ressaltou quanto a ASSUFBA é parceira do movimento estudantil. “Sempre que buscamos ajuda do Sindicato somos contemplados. Este evento é muito simbólico. São 41 anos de muitas lutas e conquistas”.

Pedro Lucas e Maria Silva da UEB (União dos Estudantes da Bahia) também falaram sobre a união entre estudante e trabalhador por um Brasil melhor. Parabenizaram a ASSUFBA pelos 41 anos de luta e resistência na defesa da educação e da democracia.

Ana Elisa Marques foi ao ato representando o CARB (Centro Acadêmico Ruy Barbosa) e levou o abraço carinhoso da deputada federal Alice Portugal, que não pôde participar por estar em Brasília. A parlamentar, no entanto, enviou um vídeo felicitando a ASSUFBA e os servidores.

Uma entidade grandiosa como a ASSUFBA sempre contou com gente comprometida para construir e fortalecer o Sindicato. Quem também participou da festa foi o primeiro Coordenador de Aposentados, Orlando Coutinho. “É um prazer estar aqui porque a ASSUFBA é a continuidade de um trabalho que nós construímos lá atrás, no HUPES, quando nós fazíamos as nossas pequenas reuniões. Hoje, o Sindicato cresceu e se tornou esse grande movimento”.

Ivanilda Brito, que estava representando o Sindsaúde – BA e a CTB-BA, disse que “os trabalhadores têm de ter orgulho da entidade. Viemos deixar um forte abraço muito especial para celebrar esses 41 anos”. Opinião semelhante tem o Coordenador Geral da APLB, Rui Oliveira. Para ele, “a ASSUFBA tem história e trajetória, além de um legado na luta em defesa da educação, da universidade e da democracia”.

A representação da Maternidade Climério de Oliveira também esteve no ato, com a presença da terapeuta ocupacional Josa Antunes, que relembrou o apoio da entidade ao eleger uma enfermeira (Sinaide Coelho) à frente da Superintendência da MCO. “Contamos com o apoio incondicional da ASSUFBA e da comunhão de forças entre o Sindicato e a Reitoria para garantir a indicação da candidata eleita. Não foi fácil, mas foi a vontade do coletivo”, contou.

Unidade é construída na luta
Os companheiros e companheiras da Chapa 2 participam do ato de 41 anos do aniversário da ASSUFBA Sindicato e fizeram uso da fala os companheiros Fernando Bandeira, Francisco, Zezé, aposentada do Museu, e Edilene Costa, que fez a representação da colega aposentada e ex-presidente da ASSUFBA Sindicato, Vânia Galvão, que em função de compromissos no município de Lauro de Freitas não pode participar do evento, mas parabenizou a entidade por seus 41 anos de luta.

Entre as falas das lideranças presentes, os servidores puderam ver a apresentação teatral do Coletivo Canduras e Artes e curtir o som do Forrozeiro e cantor Zé Costa. O aniversário também contou com a entrega de cestas básicas aos terceirizados da segurança e higienização da UFBA que estão em dificuldades.

A festa serviu para matar a saudade dos presentes promovendo reencontros entre o Sindicato e a categoria. Em função da pandemia, todos os protocolos sanitários foram respeitados. A ASSUFBA distribuiu álcool em gel e máscaras para todos os convidados. O aniversário, que foi um verdadeiro sucesso, terminou com a certeza de que a luta por melhorias continua. Um dia memorável! Inesquecível!