Encerrada a greve dos técnico-administrativos da UFRB

Com 31 votos a favor, duas abstenções e nenhum contra, o Comando Local de Greve dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na última quarta-feira (18/06), aprovaram o fim da greve na universidade. O encontro aconteceu na sede da Assufba em Cruz das Almas, e foi mediado pela coordenadora Geral do Sindicato, Aida Maia, e pelo coordenador de Formação e Comunicação Sindical da Fasubra, Rildo José Santos.

De acordo com Aida Maia, a convocação ocorreu assim que obteve a informação da decisão liminar que judicializou a greve. Em sua explanação, a sindicalista lembrou ainda que dos doze itens da pauta de reivindicação dos trabalhadores, o MEC sinalizou positivamente sobre sete, mas o CNG descartou a negociação, atitude contrária ao entendimento da categoria da UFRB. Além disso, a paralisação anunciada dos SPF’s não se concretizou e a Fasubra ficou isolada na greve.

Aida afirmou que a greve poderia trazer ou não resultados positivos e, apesar de não avançar nacionalmente, a pauta local está sendo discutida com a Reitoria e existe a perspectiva de ganho. Durante o encontro, foi apresentado ainda o último Informe de Greve da Fasubra, que não apresenta nenhuma possibilidade de entendimento com o governo.