Encontro dos Servidores Recém-Ingressos – UFBA foi marcado por trocas e expectativas

Um dia de muita troca, aprendizado e interação. Assim foi o Encontro dos Servidores Recém-Ingressos – UFBA, realizado pela ASSUFBA, no dia 14/02, no auditório do Sindicato, que mesclou, ao longo dos debates, expectativas e experiências.

A manhã começou com o acolhimento dos novos servidores, que ingressaram na Universidade Federal da Bahia em 2018. Depois, os Técnico-Administrativos em Educação puderam conhecer a estrutura e organização do Sindicato.

A explanação ficou por conta do Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, que informou que a entidade hoje representa os TAEs da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB. Ou seja, está presente em diversos municípios do Estado. “Somos um sindicato de base, que foi adequando a sua organização conforme a expansão das Universidades Federais da Bahia”.

Renato lembrou que, para entender as conquistas e o papel dos técnicos hoje é necessário voltar ao passado. “Quando a UFBA foi fundada, os servidores não tinha representatividade, eram invisibilizados”. Graças à mobilização do Sindicato ao longo dos anos, os TAEs alcançaram diversos avanços, como o lugar de fala e voto no CONSUNI (Conselho Universitário) e o direito à capacitação e qualificação.

A Coordenadora de Formação Sindical, Adelmária Ione, lembrou que os técnicos saíram da posição de coadjuvantes para protagonistas dentro das universidades. Também chamou a atenção para a necessidade de fortalecimento da luta das entidades. “Não se faz revoluções individuais. É muito importante que vocês saiam daqui com o sentimento de pertencimento e se agreguem a uma luta pela manutenção e avanço nas conquistas”.

O Coordenador Paulo Vaz, detalhou como funciona a Coordenação de Assuntos Jurídicos, que tem conseguido extrair vitórias significativas para a categoria. Também alertou para os tempos difíceis que se avizinham em função da conjuntura política nacional. “Teremos de ter muita perspicácia”, disse.

As demais Coordenações da ASSUFBA também foram explicadas aos recém-ingressos. Assim como a trajetória do Sindicato ao longo dos 38 anos de fundação.

Na UFBA desde junho de 2018, a servidora Olívia Santos do Nascimento, lotada no ICS (Instituto de Ciências da Saúde), compôs a mesa, representando os demais novos servidores.

Olívia ressaltou a importância do Sindicato. “Precisei da ajuda da ASSUFBA em janeiro deste ano e, assim que solicitei, fui prontamente atendida”. Ela também chamou a atenção para a necessidade dos recém-ingressos participarem das mobilizações. “Se envolvam nas questões da categoria porque elas são nossas”.

Opinião semelhante tem a servidora lotada na Faculdade de Farmácia, Marineide Silva, que já tem cinco anos na UFBA. “Estar filiada ao Sindicato foi fundamental para que eu fosse aprovada no estágio probatório”.

Há dois meses lotado no ICS, o servidor Hermes Oliveira Gomes disse estar muito feliz em fazer parte do quadro funcional da UFBA. Também falou sobre a necessidade de integração. “Temos de nos contagiar com essa energia positiva e nos somar à luta pela manutenção e avanço nas conquistas. Se nós não tomarmos a frente, vamos entregar os nossos direitos”.

A Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, fez uma apresentação sobre Plano de Carreira e Estágio Probatório x Assédio Moral. Ela lembrou que o PCCTAE (Plano de Carreira dos Servidores Técnico Administrativos em Educação) foi instituído pela Lei n.º 11.091, de 12 de janeiro de 2005, após uma greve histórica da categoria.

Aida denunciou que o governo não recebe a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira, da qual faz parte, há dois anos. Falou ainda sobre capacitação e qualificação. 

Ao final das explanações, o microfone foi aberto para que os servidores pudessem expressar suas opiniões e fazer perguntas. Em formato de bate-papo, a mesa esclareceu todas as dúvidas dos TAEs.

Organizador do evento, o Coordenador de Comunicação, Francisco Vilares, comemorou. “O Encontro de Servidores Recém-Ingressos da UFBA foi memorável! Pudemos ver a energia, a disposição para a luta e a compreensão sobre o pertencimento à Categoria por parte das e dos colegas presentes e isso nos renova para seguir em defesa da nossa Categoria. A ASSUFBA recebe de braços abertos todas (os) servidores recém-ingressos e se coloca à disposição para tudo que as (os) novas (os) colegas precisarem”.

Logo depois, para comemorar a rica experiência, a ASSUFBA promoveu um almoço cultural, com direito a som ao vivo e uma comida deliciosa.