Encontro Regional da FASUBRA Nordeste II reúne TAEs da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia em torno das demandas da categoria

nordestedoisdiaum1 (1)O Auditório de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (PB) foi palco da abertura do Encontro Regional da FASUBRA Nordeste II, evento que acontecerá até a próxima quarta-feira (29) e discutirá pontos determinantes da luta dos técnico-administrativos em educação das IFES. A iniciativa somou 189 participantes dos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Paraíba. Na pauta do primeiro dia do evento, a análise de conjuntura, EBSERH, FUNPRESP e PLP 92/2007.

O Encontro Regional da FASUBRA Nordeste II é um espaço de formação política e elaboração e propostas. A experiência da Federação comprova que em eventos semelhantes ocorridos anteriormente as contribuições foram fundamentais na formulação de políticas e a expectativa agora é de que neste, que é o primeiro de sete outros encontros regionais que a FASUBRA pretende realizar em conjunto com as entidades de base, possa-se encontrar novos caminhos para envidar as ações da categoria.

Além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba, Severino Ramos Mendonça de Santana e do vice-presidente, Rômulo Batista Xavier, integraram a mesa de abertura do Encontro representação da reitoria UFPB, Iedo Pontes de Andrade; e PC do B, Simão Almeida. Pelas centrais sindicais, participaram CUT estadual, com Paulo Marcelo; CTB com Angela Targino, e pela CSP-Conlutas, Antônio Radical. Pela FASUBRA estiveram à mesa os coordenadores-gerais Janine Teixeira Vieira; Paulo Henrique dos Santos e Gibran Jordão; Rosângela Costa, coordenadora de Educação e Ângela Targino, coordenadora das Estaduais e Municipais.

A Direção da FASUBRA agradeceu o esforço que as entidades da classe estão fazendo para realizar os encontros, destacou a importância das discussões para ampliar os debates e construir coletivamente propostas para a atuação de enfrentamento, ressaltou que é um momento de novas formulações, uma oportunidade de aprofundamento dos debates sobre as dificuldades da carreira – hoje representadas pelo enfrentamento à consolidação EBSERH, nulidade da Reforma da Previdência, PLP 92/2007 – e os projetos que estão na pauta política nacional e que significam perda de direitos para os trabalhadores.

Conjuntura

nordestedoisdiaum3A parte de análise de conjuntura trouxe as perspectivas do Estado Brasileiro e sua relação com os trabalhadores do serviço público, as dificuldades das mesas de negociação, a urgente necessidade de intensificar as ações pela regulamentação da Convenção 151 que trata da Negociação Coletiva, de definição e novas táticas para enfrentamento às medidas do Governo Federal contra a retirada de direitos, ao modelo neoliberal – que ainda é forte e visa suprimir as garantias-, o duelo capitalismo x políticas sociais e privatização.

Também foram apresentadas avaliações da situação econômica mundial, com apresentação de dados sobre a crise econômica, seus reflexos no mundo do trabalho e ao ataque às massas de trabalhadores no planeta.

Os discursos incluíram, ainda, os avanços para o segmento dos trabalhadores nas últimas décadas alcançados pelos sindicatos, federações e confederações. Por outro lado, foram criticadas as alternativas encontradas pelo Brasil para superar questões de ordem financeira – principalmente utilizando o endividamento publico -, e que na maioria das vezes representa arroxo para os servidores públicos.

Atração cultural

O período vespertino da segunda-feira foi aberto com um grande presente do SINTESPB para os participantes do Encontro Regional. Foi a apresentação cultural da sanfoneira Joanita. Uma encantadora senhora de 69 anos, conhecida internacionalmente por levar a cultura nordestina para a Europa. Ela monopolizou as atenções e levantou os sindicalistas ao tocar o Hino Nacional, o Hino do Estado da Paraíba e o forró Paraíba Masculina que fez muitos dos credenciados ensaiarem os passos da tradicional dança nordestinos.

Mais debates

Dando continuidade à análise conjuntura, uma parte da tarde foi destinada às intervenções dos representantes dos sindicatos compreendidos na Região Nordeste II. Em resumo os posicionamentos abrangeram as investidas governamentais de privatização, a reforma da previdência e organização do Estado Brasileiro atual, organização da categoria, bandeiras de luta dos TAEs, tributos, impostos, desemprego, programas sociais, defesa da educação, Plano Nacional de Educação e Sistema Único de Saúde (SUS).

Encerrada avaliação de conjuntura, foi formada a mesa sobre EBSERH, FUNPRESP E PLP 92/2007, com a diretora do HU Alcides Carneiro de Campina Grande, Berenice Ramos; o vice-presidente do SINTESPB, Rômulo Xavier; o coordenador de Finanças da FASUBRA, Rolando Malásio; e representação das forças política da Federação.

Berenice Ramos falou sobre a “fábula” contada para a comunidade acadêmica e no seio dos TAEs para conquistar apoio para aprovar a EBSERH no HU de Campina Grande o que provocou a reação do alunado e dos trabalhadores contra a assinatura do Termo de Adesão, o que não correu até hoje. Ela relatou os problemas de gestão, fez defesa inconteste do SUS e de sua posição contrária a EBSERH que representa um grande ataque a saúde e ao ensino na área da saúde.

Após a gestora, o diretor da FASUBRA Rolando Malvásio palestrou sobre o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos, voltando a esclarecer que o FUNPRESP não oferece garantias ao trabalhador de que ele vá receber a aposentadoria complementar, mostrou as premissas básicas; informou sobre os critérios de aposentadoria e de contribuição por parte do trabalhador e da União e fez previsões sobre futuras reformas da Previdência Social.

Sobre o PLP 92/2007 o diretor da federação ressaltou o regime de urgência solicitado pelo Governo para fazer o Projeto passar no Congresso, apontou as áreas atuação e a situação em que ele voltou a tramitar no parlamento brasileiro. Após a apresentação, os outros integrantes da mesa, o diretor Paulo Vaz (Assuntos de Aposentadoria da FASUBRA), Aída Maia e Debanaria Borges (representando forças políticas) fizeram suas avaliações.

Programação

Nesta terça-feira (28), o Encontro terá início às 08h00min e os assuntos serão Turnos Contínuos, Jornada de 30 horas, Terceirização e PCCTAE. Encerrando as atividades do Encontro, a quarta-feira (29) será destinada às discussões sobre Negociação Coletiva, Direito de Greve e liberação sindical, além de redação de relatório final e avaliação do evento.

 

Fonte: ASCOM FASUBRA Sindical.