Enquanto Bolsonaro nada faz, PIB segue em queda

Diante da pandemia do novo coronavírus, o governo Bolsonaro não apresenta uma política capaz de retomar o crescimento do país ou amenizar os efeitos da Covid-19. Enquanto isso, o PIB segue em queda. O Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços do país, caiu 1,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores. Foi a maior retração desde 2015 no mesmo período, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Em comparação ao mesmo período de 2019, a queda foi de 0,3%. O principal indicador a puxar esse dado para baixo foi a redução de 1,6% no setor de serviços, que representa 74% do PIB brasileiro. A indústria também caiu em -1,4%, enquanto a agropecuária cresceu 0,6%. 

O IBGE concluiu que o resultado é consequência da pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social. “Aconteceu no Brasil o mesmo que ocorreu em outros países afetados pela pandemia, que foi o recuo nos serviços direcionados às famílias devido ao fechamento dos estabelecimentos. Bens duráveis, veículos, vestuário, salões de beleza, academia, alojamento, alimentação sofreram bastante com o isolamento social”, explicou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.