Entidades lançam Comitê e propõem agenda de lutas em defesa da Democracia

A ASSUFBA, a Apub e o DCE lançaram o Comitê Universitário em Defesa da Democracia, nesta segunda-feira (16/04), no auditório do PAF I, campus de Ondina da UFBA. O objetivo é agregar outras organizações e movimentos sociais para discutir estratégias e propor atividades em defesa do Estado Democrático de direito e da soberania nacional.

Participaram da mesa, o Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, a presidenta da Apub, Luciene Fernandes, a coordenadora do DCE, Caroline Anice, o presidente da UEB/BA (União dos Estudantes do Brasil), Natan Ferreira, e os reitores João Carlos Salles (UFBA) e Silvio Soglia (UFRB). A recém-eleita diretora do campus dos Malês da UNILAB, professora Míriam Reis, enviou mensagem de solidariedade que foi lida na abertura do ato.

Renato Jorge chamou a atenção para a importância de criação de Comitê, cujo intuito é aglutinar forças para superar esse momento de ataques à democracia e aos direitos sociais e trabalhistas, além do desmonte do Estado. Para o reitor da UFBA, João Carlos Salles, “criar um Comitê significa que estamos escolhendo um outro projeto de Universidade, que resista aos fascismos mais diversos”, disse. Como proposta, convocou as entidades presentes para se integrarem na articulação do debate proposto na última reunião do Conselho Universitário, que discutirá se o ex-presidente Lula é ou não um preso político. “Ele é um doutor Honoris Causa da UFBA” – explicou o reitor – “e a UFBA tem obrigação de indagar”.

Para o reitor Silvio Soglia, há uma expectativa de que a Universidade congregue as forças mais reativas e combativas ao momento atual, devido à sua tradição de luta e organização. “A defesa da democracia é a luta que deve nos unificar de fato. Defendê-la é não tolerar a injustiça, a arbitrariedade e o preconceito”, disse. Ressaltou a articulação das forças golpistas, que envolve judiciário, grande mídia e parte do parlamento, apontando que “a nossa força está na mobilização popular, na nossa capacidade de estarmos juntos com os movimentos sociais, que têm dado as melhores respostas nesse processo”, afirmou.

O ato de lançamento contou com a presença de Técnico-Administrativos em Educação, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais, partidos e parlamentares.

Com informações: Apub