Esforço e superação. Servidoras da UFBA vencem barreiras e conquistam o tão sonhado diploma universitário

Em tempos de economia difícil e na atual conjuntura em que se encontra o país, em que o governo corrupto tenta tirar os direitos trabalhistas, a classe trabalhadora precisa investir em qualificação, buscando atualizar-se e aproveitar oportunidades. Questão essa que vem sendo trabalhada incessantemente pela ASSUFBA, através de cursos de capacitação e incentivo para o aprimoramento da categoria.

A exemplo da Técnica-administrativa em Educação da COM-HUPES, Isabel Ramos, de 65 anos, que se formou em Recursos Humanos no dia 11 de fevereiro 2017. Para ela, as dificuldades, nem tão pouco a idade, foram empecilhos para a realização desse sonho, que foi despertado através do apoio dos colegas de trabalho.

IMG_0384

“A princípio pensei que eu não teria condições de fazer um curso como esse, principalmente por causa da minha idade, mas fui me animando após perceber o interesse e incentivo dos colegas. Confesso que não foi fácil. Mas, preciso destacar que por trás dessa conquista tiveram muitas pessoas que contribuíram para que eu chegasse até aqui.”, relatou dona Isabel, bastante emocionada e em lágrimas, ao lembrar-se da sua trajetória acadêmica, que segundo ela não para por ai. Nos planos da servidora já está prevista a pós-graduação e mais uma graduação, em Gastronomia.

As histórias de superação seguem. Jandira Conceição dos Santos tem 57 anos e se formou neste semestre em Serviço Social. Segundo a Técnica-administrativa, que também trabalha no COM-HUPES, é de fundamental importância que as pessoas aproveitem as oportunidades enquanto podem.

IMG_0377

Na oportunidade, a servidora agradeceu imensamente o apoio do Sindicato, principalmente a Coordenação que deu um suporte durante e após o período da graduação. “Eu jamais posso esquecer do meu Sindicato, aos colegas, sem esquecer de Renato Jorge, Almira e Eliete, que nos abraçaram nessa luta e se mantêm à disposição para nos incentivar”, ressaltou.

A Coordenadora da Saúde do Trabalhador da Assufba, Almira do Rosário, afirma que é motivador ver pessoas como dona Isabel e dona Jandira, que estão iniciando uma nova fase em sua carreira.

IMG_0389

“Há algum tempo viemos realizando um trabalho de conscientização dos servidores das Universidades Federais da Bahia, pois entendemos que principalmente no momento em que estamos vivendo no país, onde o trabalhador vem sendo desvalorizado, é importante estarmos procurando nos capacitar, para crescer de todas as formas. Não só como pessoa, mas profissionalmente também. Até porque, o nosso plano de cargo também agradece”, salientou, bastante feliz, a Coordenadora Almira.