Espaço Universitário, a opção mais democrática do Carnaval de Salvador

Um ambiente democrático. Com ampla estrutura, rodeado de gente alto astral, muita diversão e alegria. Na sua 17ª edição, o Espaço Universitário, promovido pela ASSUFBA, com apoio da APUB e da UFBA, já se consolidou como a melhor opção do circuito Dodô, em Ondina, para o Carnaval de Salvador. A primeira noite da folia, nesta quinta-feira (08/02), foi marcada pelo Baile da UFBA.

Além do ambiente amplo e confortável, com praça de alimentação, bar, arquibancada, um mirante de mais de 2 mil metros quadrados que permite uma visão privilegiada da festa e posto médico, no Espaço Universitário, os foliões podem curtir shows nos intervalos da passagem dos trios. A programação é diversificada. Tudo isso para agradar todos os gostos.

8034d38a-2fe4-4255-b370-87fa9afdb42b

Este ano, a ASSUFBA avançou ainda mais e ampliou a política de gratuidade para os associados, que podem entrar sem nenhum custo em todos os dias de festa e ainda levar um acompanhante. O Espaço funciona até terça-feira (13/02). “Trabalhamos em parceria com outras entidades e buscamos aumentamos o acesso dos sindicalizados. É a oportunidade da comunidade universitária ter um momento de confraternização, de parceria e convivência. Um ambiente seguro, que a gente tem buscado aperfeiçoar a cada ano para que os nossos colegas técnicos, professores e estudantes das UFBA, UFRB, UFOB, UFSB E UNIILAB possam ter um ambiente privilegiado durante a folia”, explica a Coordenadora Geral do Sindicato, Simone Coité,

E o trabalho feito pelo Sindicato é reconhecido. O vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, afirmou que é uma alegria muito grande estar aqui em mais uma edição desse projeto que a ASSUFBA põe à disposição da comunidade. Um espaço para as pessoas apreciarem o Carnaval e estarem bem próximas do circuito. Desejo que sejam dias de muita alegria, muita folia para todos nós.

Weslen Moreira, Diretor da AEXA (Associação de Ex-alunos da UFBA), ressaltou que são mais de 15 anos de Espaço Universitário, um ambiente criado para assegurar que toda a comunidade universitária tivesse um ambiente de convivência. “E mais um ano a gente logra êxito. Isso só é possível graças à participação e à sensibilidade dos sindicatos, que garantem a estrutura e subsidiam todo esse espaço para que o servidor, o professor e o aluno possam brincar o Carnaval no ambiente mais democrático do circuito”.

f68fa7cd-5b0a-4139-8ee5-4c3cd276db8a

A Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, Cássia Virginia Maciel, fez uma saudação em nome da Administração Central da Universidade. Saúdo de maneira emocionada e efusiva o Espaço Universitário, que tem se consolidado como no Carnaval de Salvador. A cada ano que passa a organização prima por um local acolhedor e democrático dessa festa central do povo da nossa cidade e do país. A Administração Central da UFBA tem esse momento de congraçamento como um dos pontos altos da convivência universitária. Por isso mesmo o espaço se configura dentro de um projeto de extensão, capitaneado pela ASSUFBA, com apoio da APUB e do DCE, e a participação massiva da nossa comunidade.

00e97c4f-e103-4d0a-b20c-a2bd599ac464

Alice Portugal, deputada federal e técnica-administrativa licenciada da UFBA, parabenizou a ASSUFBA pela realização do espaço e destacou que “esse Sindicato, que é minha casa, é uma entidade forte, que não se rende e não se vende. Para mim é uma honra fazer parte desse coletivo de construção política, de mãos limpas e coração puro, com a capacidade de lutar contra a reforma da Previdência e contra Temer, que quer tirar os direitos do povo. Aqui é o Carnaval do trabalho, da luta do serviço público, da construção da educação pública, gratuita e de qualidade”.

dca5199f-d2fc-47ac-86a7-0678e8aff480

Quem também fez questão de lembrar do espírito de combatividade da categoria, mesmo no momento carnavalesco, foi a Coordenadora Geral do Sindicato, Aida Maia. “Mesmo com a luta, a gente também se diverte. Estamos nos preparando para a possível votação da reforma da Previdência, no próximo dia 20. Com certeza, não fugiremos da mobilização”.

O Coordenador de Esporte e Cultura da ASSUFBA, Mario Sergio Nascimento, um dos responsáveis pela organização do Espaço, agradeceu a presença de todos. “A Coordenação da ASSUFBA procura proporcionar o melhor possível no Carnaval, com conforto e toda a estrutura necessária. Usufruam bastante desses seis dias de folia.