Estudo estima aumento de 75% nos casos de Covid-19 na Bahia com afrouxamento das medidas de isolamento social

A melhor forma de se proteger contra o novo coronavírus (Covid-19) é com as medidas de isolamento social. Caso as ações fossem flexibilizadas a partir do dia 27 de abril, segundo levantamento da Rede Covida, ocorreria um aumento de 75% no número de casos e 23% de óbitos na Bahia.

O estudo ainda indica que, no caso de afrouxamento das medidas para pessoas assintomáticas (que não apresentam sintomas), a transmissão do novo vírus pode aumentar em 50%.

Os pesquisadores se basearam na publicação da revista Science, sobre o risco de contágio entre infectados que não possuem sintomas da doença. De acordo com a publicação, 80% dos infectados pelo vírus não sabem que estão com a doença, por serem assintomáticos. Deste modo, estas pessoas podem estar contaminadas e estarem indo às ruas.

A pesquisa da Rede Covida estima que, caso houvesse uma flexibilização das medidas no Estado, no dia 27 de abril, já na primeira semana de maio, isso provocaria um acréscimo de 75% dos casos e 25& de mortes. A partir daí a ocupação de leitos clínicos cresceria em 58%. Já nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o aumento seria de 68%.