Exposição “Presença Negra na Faculdade de Medicina da Bahia: Alunos e Docentes (1808-1946)”

 

Além de divulgar parte do acervo histórico da Bibliotheca Gonçalo Moniz, a Exposição tem o objetivo de, no mês da consciência negra, dar visibilidade a personalidades afrodescendentes que se destacaram na sociedade brasileira e que lecionaram ou tiveram sua formação acadêmica na Faculdade de Medicina da Bahia.

Serão expostas 25 obras, entre teses doutorais e livros, que compõem o acervo da Bibliotheca Gonçalo Moniz, dentre elas a obra “A escravidão, o clero e o abolicionismo” (1887), de Luiz Anselmo da Fonseca.

A abertura da exposição será dia 20 de novembro, às 16h, com uma palestra sobre o tema ministrada pelo Dr. Ronaldo Ribeiro Jacobina, professor da Faculdade de Medicina da Bahia.

A organização do evento é da Equipe da Bibliotheca Gonçalo Moniz, com o auxílio nas pesquisas da Dra. Cristina Maria Mascarenhas Fortuna e a colaboração do Prof. Ronaldo Ribeiro Jacobina.

A exposição ficará aberta ao público na Bibliotheca Gonçalo Moniz, Faculdade de Medicina da Bahia, de 20 de novembro a 31 de dezembro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca.

 

Fonte: Agenda UFBA