Extinção dos concursos públicos afeta todos os setores da economia, inclusive a produção de pesquisas no país

O governo federal tenta, por todas as vertentes, acabar com as chances de melhoria de vida daqueles que estão em busca de estabilidade. Não é nenhuma novidade que o serviço público no Brasil está em extinção e a falta de concursos públicos é um dos caminhos para acelerar o processo.

Não apenas o mercado de trabalho é afetado, como também a parte acadêmica, com a produção de pesquisas do país. O serviço público é uma das principais ferramentas de desenvolvimento econômico e social de qualquer país, e é exatamente isso que diferencia os países que estão em estágio mais avançado.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes chegou à conclusão da importância dos concursos, pois um dos problemas da Pasta seria a falta de orçamento. “A gente não tem concurso público. Não consigo repor pesquisadores. Tem o Instituto Nacional da Mata Atlântica, que tem 14 pesquisadores e metade pode aposentar. Se eles aposentarem, eu fecho o instituto, o que eu vou fazer?”, disse o ministro à Agência Brasil.