Fapex: Trabalhadores aprovam greve

Trabalhadores da FAPEX, lotados no Complexo HUPES (Hospital das Clínicas, Magalhães Neto, Hosanah de Oliveira), em assembleia no dia 08/08/12, aprovaram greve por tempo indeterminado, a partir das 6 horas, do dia 13/08/12, sem prejuízo dos serviços essenciais e atendimento de emergência. Entre as reivindicações da categoria estão: preservação dos empregos; pagamento de todos os direitos trabalhistas em caso de demissão; pagamento imediato dos salários atrasados; melhores condições de trabalho; plano de assistência médica custeado pela UFBA; implantação dos serviços de segurança e medicina do trabalho; eleição da CIPA e combate ao assédio moral.

A Lei 12.550/2011 e Decreto 7.661/2011 não garantem a contratação dos terceirizados da FAPEX na nova empresa EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que será responsável pela gestão dos Hospitais Universitários Federais. A medida ignorou completamente trabalhadores, com até mais de vinte anos de serviços prestados à FAPEX/UFBA, que tem o direito a valorização profissional.

Apesar das investidas do sindicato em negociar, a UFBA vem protelando indefinidamente um posicionamento quanto os trabalhadores da FAPEX diante das novas regras. Tal situação gerou enorme descontentamento, precipitando o início da greve.

Vale ressaltar que com a greve dos servidores federais são os trabalhadores da FAPEX que estão assumindo as atividades para manter o funcionamento dos hospitais.

Após a assembleia, foi realizada uma caminhada, com concentração na Reitoria da UFBA e apitaço. O protesto contou com uma ampla participação dos trabalhadores terceirizados que estão mobilizados.

A luta do SINDPEC em defesa dos terceirizados nos hospitais universitários federais, ameaçados de demissão, é histórica. Desde que começaram as notícias de ameaça de extinção dos postos de trabalho, o sindicato encampou a bandeira em defesa do emprego. Permanecemos determinados a enfrentar as dificuldades e fazer valer nossa justa reivindicação.

Assembleia

Uma nova assembleia está marcada para o dia 13/08/12 (segunda-feira), às 8 horas, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, para ampliar a mobilização dos trabalhadores.

09/08/2012
Fonte: SINDPEC