Fasubra apresenta propostas para o futuro dos aposentados da categoria

A Coordenação de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria da Fasubra, sob a direção de Darci da Silva e Maria Loura Silveira, no ano de 2016, está preparando ações que destacam a luta pelos direitos dos aposentados. A assessoria de comunicação da FASUBRA Sindical entrevistou os coordenadores e apresenta à categoria os objetivos e propostas para o futuro da classe dos trabalhadores técnico-administrativos nesta gestão.

 FASUBRA – Quais são as atividades para este ano na pasta dos aposentados?

Para este ano planejamos realizar o IV Encontro de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria, previsto para o mês de abril. Colher informações sobre a organização política dos sindicatos de base, promover e acompanhar o processo de democratização das Universidades no que tange a política para aposentados. Também promover nos sindicatos de base a política de formação do GT Assuntos de Aposentadoria, acompanhar e promover ações para aprovação do Reposicionamento dos Aposentados, e para aprovação do somatório da carga horária e incentivo à qualificação proposto pela Lei 12.772/2012.

FASUBRA – Nesse primeiro semestre acontece o Encontro dos Aposentados, quais são os preparativos? 

Para esse encontro planejamos diversas atividades como, palestras, debates, entretenimento e passeio cultural.

FASUBRA – O que há de diferente nesta gestão?          

Não há nada de diferente nesta gestão. Estamos continuando as ações iniciadas pelas coordenações anteriores. Nosso propósito é trabalhar diuturnamente no aprimoramento da carreira dos aposentados

Trabalhamos junto ao Senado Federal para alavancar o PLS 53/2011 (trata do posicionamento dos aposentados e pensionistas nas tabelas remuneratórias) de autoria do senador Paulo Paim. Conseguimos o encaminhamento para a relatora do projeto, senadora Fátima Bezerra. Também estamos trabalhando no aceite do somatório da carga horária dos certificados e no incentivo à qualificação, concedidos pela Lei 12.772/12, não reconhecido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para os aposentados e pensionistas.

Inovamos nas reuniões realizadas com os aposentados e pensionistas durante as plenárias, para informar sobre as atividades da direção da pasta.

 

 

FASUBRA – Quais são os pontos principais de reivindicação dos aposentados?

Os aposentados e pensionistas estão sempre preocupados com seus salários e por isso reivindicam que a Direção da Fasubra continue a luta pela paridade e pelo aprimoramento da carreira.

Há também reivindicações como o auxílio alimentação e a anulação da Reforma da Previdência instituída pela EC 41/2003 – em que retornou o desconto previdenciário para aqueles que ganham acima do teto da Previdência.

FASUBRA – Qual a proposta desta gestão para os aposentados?

Esta gestão propõe a promoção de eventos políticos que envolvam temas de interesse dos aposentados e pensionistas, articulação com coordenadores das entidades de base para implementar e acompanhar as políticas de integração dos aposentados e pensionistas nos processos de democratização das universidades e acompanhar as questões da carreira como: reposicionamento, somatório da carga horária e incentivo à qualificação.

 FASUBRA – Como é ser coordenador(a) de uma pasta tão importante para a categoria, que escreveu a história de lutas e conquistas da federação e dos sindicatos?

Ser coordenador da pasta de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria é mais que um desafio, é um aprendizado. Lutamos ao lado de pessoas muito experientes e com uma lição de vida fantástica. Isso nos engrandece e fortalece para tocar a luta com maior conhecimento e assim, atender suas reivindicações.

 

Fonte: Fasubra