FASUBRA PARTICIPA DE MANIFESTAÇÃO CONTRA A EBSERH NA UFPR

EBSERHPR05062014

No dia 04/06 a reitoria da Universidade Federal do Paraná marcou a reunião do COUN para rediscutir e deliberar sobre a adesão do Hospital das Clínicas à EBSERH. Embora essa universidade já tenha posição contrária votada por unanimidade no conselho universitário há alguns anos atrás, por determinação da Justiça do Trabalho a universidade tem 30 dias para decidir se vai aderir ou não à EBSERH.

A manifestação organizada pelo SINDTEST-PR em conjunto com outras entidades e movimentos sociais começou com vigília e acampamento pela madrugada, contou na parte da manhã com a presença de milhares de Técnicos, estudantes, usuários e docentes. Os trabalhadores e estudantes saíram em passeata pelas ruas de Curitiba trancando as principais vias da cidade.

Pela pressão do movimento a reitoria da UFPR suspendeu a reunião do COUN remarcando para o período da tarde na sede da procuradoria da republica no qual os manifestantes se organizaram e se dirigiram para o local.

Foi feito um bloqueio da porta da sede da procuradoria sem impedir a entrada de funcionários, mas obstruindo a passagem dos conselheiros, já que a comunidade universitária estava impedida pelo reitor de participar da sessão do COUN.

Após horas de resistência em uma manifestação histórica o reitor foi obrigado a suspender definitivamente a reunião por falta de Quorum, confirmando a vitória do movimento que terá que continuar em alerta, pois o governo e a reitoria já marcaram nova reunião para a próxima segunda-feira (9) para rediscutir a adesão à EBSERH.

Importante registrar a participação da caravana dos companheiros da UFSC bem como da delegação da UFRJ e UTFPR que estiveram presentes para apoiar e reforçar a luta contra a EBSERH na UFPR.

Fonte: ASCOM FASUBRA