FASUBRA participou de reunião com presidente da Câmara sobre o novo FUNDEB e em seguida de ato a favor da criação

Diversas entidades da educação, entre elas a FASUBRA Sindical, e parlamentares estiveram reunidas para tratar sobre a proposta do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). O encontro foi realizado na última quarta-feira (27/11) e ocorreu com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

Entre as solicitações feitas pelas entidades estão a velocidade na tramitação do processo e o medo da extinção do Fundo para financiamento da educação em dezembro de 2020. A FASUBRA também aproveitou o encontro para destacar os repetidos ataques cometidos pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Incansavelmente, Weintraub destila ódio e acusações, sem comprovação, sobre o funcionamento das Universidades Públicas. A entidade recolocou a necessidade da abertura de uma mesa para discussão e negociação entre os Ministérios e as demais entidades de Educação.

Vale lembrar que, em 11 meses de governo, mesmo com diversas tentativas da FASUBRA, o ministro da Educação se negou a receber a entidade que representa os trabalhadores das Universidades e Institutos Federais. A FASUBRA pontua ainda que o Ministério nem retornou os ofícios protocolados pela entidade.

A FASUBRA Sindical também solicitou um novo encontro com o presidente da Câmara, para tratar sobre o Future-se e as recém-enviadas PECs, que atingem diretamente os direitos dos trabalhadores do serviço público. O dia ainda contou com ato a favor do novo FUNDEB, também realizado na Câmara dos Deputados, com presença de movimentos sociais, entidades sindicais e parlamentares de diversos partidos. Entre os presentes estavam a Coordenadora de Políticas Sociais e Antirracistas da ASSUFBA, Lucimara da Cruz, e outros representantes da FASUBRA Sindical.