FASUBRA promove seminário Nacional dos Hospitais Universitários (HU)

A FASUBRA Sindical, frente aos desafios apresentados quanto à política do governo federal e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), de imposição de mudança do modelo de gestão para os 45 Hospitais Universitários das instituições federais de ensino brasileiras, propõem a realização do Seminário Nacional dos Hospitais Universitários (HU). O evento acontece nos dias 5 e 6 de dezembro de 2015, em Brasília-DF, com o objetivo de formular políticas para o enfrentamento dos impactos causados nas relações de trabalho e na rotina de assistência, ensino, pesquisa e extensão nos HU.

Diagnosticar o que mudou na realidade dos HU após a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) com relação ao financiamento, ao quadro de pessoal (ampliação ou redução), ao espaço físico, a aquisição de material de consumo e equipamentos, ao atendimento ao público (ampliação ou redução), entre outros aspectos da rotina dos HU e quais os impactos nas rotinas cotidianas desenvolvidas nos e pelos hospitais.

A FASUBRA Sindical tem o dever de denunciar aos órgãos de controle os problemas diagnosticados. Principalmente se for constatado que tais mudanças estão, efetivamente, provocando a redução dos atendimentos à população, o aumento do índice de infecção hospitalar e de mortalidade, perda de qualidade no ensino, conflitos nas relações de trabalho, absenteísmo dos trabalhadores, ilegalidades da adesão, da contratação de pessoal e da cessão, e desvios de finalidade e os desvios, caso tenha, de recursos.

Será disponibilizado em breve o formulário para diagnóstico sobre a adesão das Universidades à EBSERH, para os sindicatos de base.

 

Fonte: Fasubra