FASUBRA realiza primeira Plenária Virtual da história

A FASUBRA Sindical realizou nos dias 15,16 e 19 de outubro (quinta, sexta e segunda-feira), a primeira Plenária Virtual da história, em seus mais de 40 anos. A plenária contou com participação expressiva das entidades de base, sendo 37 entidades no total, 166 delegadas e delegados inscritos, dos quais 71 eram mulheres e 95 homens, além de observadores.

Durante três dias foram debatidos temas como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6565, que trata da autonomia das universidades e institutos federais; os ataques e desmandos do (des)governo de Bolsonaro, como a Reforma Administrativa (PEC 32/2020); o Plano Mais Brasil (PECs 186, 187 e 188), a IN 65; outras propostas que estão em tramitação no Congresso Nacional e retiram direitos da classe trabalhadora do serviço público e o calendário de lutas para o próximo período.

Na ocasião, o assessor jurídico da FASUBRA Cláudio Santos fez os informes jurídicos e falou da extrema importância da ADI 6565, que recentemente foi retirada da pauta virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) após 4 votos contrários às nomeações de interventores por Bolsonaro que não foram os primeiros colocados na lista tríplice. Foi destacado a necessidade de mobilização das categorias da educação para que a ADI não seja engavetada. A proposta de realização de uma campanha contra as intervenções em conjunto com as entidades representativas dos docentes e dos estudantes foi aprovada.

Além dos atos previstos para o dia do servidor público, dia de luta – 28 de outubro, foi aprovado o estado de greve das técnicas e técnico-administrativos em educação e a construção da greve nacional dos servidores públicos federais, ou pelo menos com os servidores da educação. Ficou definido que a Direção Nacional da FASUBRA fará junto ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) uma proposta para que a data de 11 de novembro seja um dia nacional de paralisação.

No período de 16 a 30 de novembro será realizada rodada de assembleias, assim como reuniões com Institutos Federais em conjunto com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Os encontros das Mulheres Trabalhadoras, dos Hospitais Universitários (HUs), dos Aposentados e Negros, serão realizados até a próxima plenária, ainda com datas a serem definidas. A previsão é que a próxima plenária da FASUBRA seja realizada na primeira quinzena de dezembro de 2020. Outros detalhes da plenária serão divulgados em breve no ID – Informe de Direção.

Fonte: FASUBRA