FASUBRA vai sediar o Seminário Internacional da CONTUA

O Brasil sediará nos dias 10 e 11 de novembro em Brasília-DF, o Seminário Internacional sobre Concepção de Estado e Democracia e a Reunião do Conselho Executivo da Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras das Universidades da América (CONTUA) em conjunto com a FASUBRA Sindical.

A CONTUA é uma confederação que integra sindicatos representantes dos trabalhadores técnico-administrativos das universidades na América e tem o objetivo construir agendas de trabalho para enfrentar problemas em comum.

O evento internacional receberá representantes dos trabalhadores técnico-administrativos das universidades da América Latina, como o presidente da CONTUA, Agustin Rodríguez Fuentes do Sindicato de Trabajadores de la Universidad Autonoma de Nuevo Leon (STUANL) do México e a coordenadora geral da CONTUA, María Laura Benítez da Asociacion del Personal no Docente de la Universidad de Buenos Aires (APUBA) da  Argentina, Gibran Jordão e Leia Oliveira coordenadores gerais da FASUBRA.

Diante dos ataques ao serviço público, enfrentados principalmente no Brasil, há a necessidade de discutir a importância do servidor público e do serviço público ofertado à população.

O governo federal tem anunciado o corte de orçamento das universidades, projetos de lei e propostas de redução nos investimentos em políticas públicas e congelamento de salário, a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos Hospitais Universitários e a possível privatização integral da empresa, a tramitação do Projeto de Lei Escola Sem Partido, a cobrança de mensalidades nas universidades (graduação e pós-graduação) veiculada pela imprensa, extinção do “Ciência Sem Fronteiras”, redução de verbas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Também será realizada audiência pública no dia 11 de novembro às 14h, para discutir “O papel dos trabalhadores em educação na construção de uma universidade inclusiva na América Latina e no Caribe” na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) no Senado Federal.

 A Reunião do Conselho Executivo da CONTUA acontece no dia 11 de novembro às 8h30.

Confira a programação:

Entidades que compõem a CONTUA

Brasil – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical).

Argentina – Asociacion del Personal no Docente de la Universidad de Buenos Aires(APUBA),

Chile – Agrupamento Nacional de Trabalhadores das Universidades Estatais (ANTUE),

Equador – Federación Nacional de Sindicatos de Obreros de las Universidades y Escuelas Politécnicas del Ecuador (FENASOUPE),

Chile – Federacion Nacional de Asociaciones de Funcionários Universidades Estatales de Chile (FENAFUECH),

Nicarágua – Federación de Sindicatos de Trabajadores Universitarios de Nicaragua (FESITUN),

Paraguai – Federación de Sindicatos de Funcionarios de la U.N.A. (FESIFUNA),

Venezuela – Federación de Trabajadores Universitarios de Venezuela (FETRAUVE),

Bolívia – Federación Nacional de Trabajadores Universitarios de Bolivia (FNTUB),

Puerto Rico – Hermandad de Empleados Exentos No Docentes de la Universidad de Puerto Rico (HEEND),

Costa Rica – SINDICATO DE EMPLEADOS DE LA UNIVERSIDAD DE COSTA RICA (SINDEU),

Costa Rica – Sindicato de Trabajadores de la Universidad Nacional (SITUN),

México – Sindicato de Trabajadores de la Universidad Autonoma de Nuevo Leon (STUANL),

Guatemala – Sindicato de Trabajadores de la Universidad de San Carlos de Guatemala (STUSC),

México – Sindicato Único de Trabajadores de la Universidad de Guadalajara (SUTUdeG)

Uruguai – Unión de Trabajadores Del Hospital de Clínicas (UTHC).

Fonte: FASUBRA