FAUFBA lança Residência em Arquitetura Urbanismo e Engenharia

Projeto volta-se à habitação com inserção social. Foto :Divulgação UFBA

Projeto volta-se à habitação com inserção social. Foto :Divulgação UFBA

A Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia – projeto que terá um curso de pós-graduação voltado à assistência técnica em habitação com ênfase na cidadania – será lançada a partir das 17h desta quarta-feira (24/07), no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, localizada na Federação. O evento contará com uma conferência da arquiteta e professora da Universidade de São Paulo (USP), Emínia Maricato que foi mentora de iniciativas pioneiras em assistência técnica e é a madrinha do projeto na UFBA. Além da conferência, a programação prevê homenagens a personalidades com marcantes na área.

O projeto que é uma parceira entre a Faculdade de Arquitetura por meio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do LabHabitar, em parceria com a Escola Politécnica prevê a implantação do curso de pós-graduação lato sensu para Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade, de caráter pluridisciplinar, oferta anual e gratuita, voltado para capacitação profissional e cidadã, de forma integrada às instituições de interesse público, municípios e movimentos sociais atuantes nessa área, ampliando, assim, a inserção social da universidade pública.

De acordo com a professora Angela Gordilho, coordenadora da Residência AU+E, a proposta é pioneira na área e está pautada na Lei Federal nº 11.888/2008 (cujo projeto de autoria foi do arquiteto e então deputado federal Zezéu Ribeiro), que assegura às famílias de baixa renda, assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia. Além do curso, as atividades abrangerão trabalho de campo, por meio de oficinas, pesquisa, planejamento, projetos e outras atividades de extensão, para elaboração participativa de propostas inovadoras, visando também ampliar o acesso a recursos públicos na promoção de melhor qualidade de moradia e fortalecimento da cidadania.

Fonte: UFBA em Pauta