Fonasefe define Campanha Salarial 2017 e resistência contra a reforma da Previdência

FASUBRA Sindical se reuniu na terça-feira, 21, com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para definir os caminhos da luta do funcionalismo público. As entidades presentes, Assibge, Condsef, Sinait, CTB, Fenajufe, Sinasefe, Asfoc e Sinal apresentaram os informes (o relatório completo seguirá pelo informativo de direção).

 A FASUBRA informou sobre a suspensão do movimento grevista iniciado em 24 de outubro, com retorno ao trabalho unificado em 15 de dezembro de 2016, completando 52 dias de greve. “Em nossa avaliação, apesar de não haver derrotado a PEC 55/16, a categoria se retira do movimento paredista mobilizada e com acúmulo organizativo, o que permite maior protagonismo social no próximo período”.

 

Reforma da Previdência

Diante dos ataques contínuos do governo Temer à população, o Comando Nacional de Greve orientou a aprovação de Estado de Greve imediato, com vistas à deflagração de movimento grevista em 2017 contra a proposta de reforma da previdência e pela inclusão de correção salarial na próxima Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Nessa estratégia, a Fasubra defende eleições já, e está preparando um material sobre a reforma da previdência. “Orientamos nossa categoria a manter pressão sobre os parlamentares e atuar junto às centrais sindicais para a articulação e unificação dessa luta”.

Na avaliação do dia 13 de dezembro, no Ato Ocupa Brasil,  as diversas falas apontaram a necessidade de seguir massificando as iniciativas de mobilização. “Caracterizamos o processo de repressão como uma afronta aos direitos sociais e demonstração da tentativa de permanência deste Governo diante dos setores detentores do capital, que esse Governo quer defender, e demanda maior denúncia de sua natureza”.

 Campanha 2017

Ao final, as entidades decidiram que a estrutura das mobilizações para 2017 será a  Campanha Salarial e Contra a Reforma da  Previdência.

As peças de comunicação da campanha já estão em formulação (Asfoc, Condsef e Sinasefe) e serão analisadas na próxima reunião do Fórum, no dia 18 de janeiro, às 10h, na sede da Fenajufe.

A próxima Reunião Ampliada do Fonasefe também foi agendada para os dias 04 e 05 de fevereiro, em Brasília-DF, o local será divulgado.

Fonte: FASUBRA