#ForaBolsonaroRacista: ASSUFBA convoca a categoria para a 42ª Marcha da Consciência Negra, sábado

Este ano, o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será também de muita luta contra o governo. Com o mote #ForaBolsonaroRacista, a ASSUFBA e o bloco da Educação, composto pela APLB, UNE e UBES, vão às ruas para denunciar a política racista do governo, que mata o povo negro com a violência, desemprego e fome.

Em Salvador, o Sindicato participa da 42ª Marcha da Consciência Negra, às 13h, no Campo Grande. A entidade volta às ruas em defesa da vida e dos direitos da população negra. A Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas da ASSUFBA, Rosângela de Santana, reforça o chamado para o ato. “É o único instrumento que nós temos para protestar neste mês, nosso mês, o mês da Consciência Negra. O presidente Bolsonaro nos ataca, agride e maltrata, não só nós negros, mas a população em geral. Eu convido vocês para conosco fortalecer essa luta e dizermos Fora Bolsonaro. Não aguentamos mais”, exclamou.

Nos últimos anos, o Brasil amarga uma escalada de retrocessos, com avanço do racismo e do fascismo no país. Desde o início da pandemia e da ascensão de Bolsonaro à presidência, a população negra enfrenta novos inimigos no Brasil, como o coronavírus, o recrudescimento dos discursos de ódio, junto com o desmonte de instrumentos de acesso a direitos conquistados com muita luta, o que leva ao crescimento do desemprego e da fome.

A situação é resultado do racismo estrutural enraizado no Brasil, que tem Bolsonaro e os membros do seu governo como principais agentes nesse momento. A atuação do presidente, em defesa do armamento, seus discursos e ações racistas, misóginas e LGBTQIfóbicas, sua íntima relação com as milícias e os estratos mais corruptos do aparato repressivo do Estado, atrelados ao desmonte do Estado Democrático de Direito, têm promovido a escalada de violência de gênero e aprofundado o racismo estrutural, com o aumento vertiginoso de mortes violentas nesses segmentos.

Diante de tantos problemas, o único caminho é a resistência. A Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas da ASSUFBA, Eliete Gonçalves, reafirma o convite para o ato, neste sábado (20/11), às 13h, no Campo Grande. “Vamos às ruas protestar contra o governo, responsável por boa parte das 600 mil mortes pela Covid-19, que promoveu também cortes na educação e na saúde, prejudicando diretamente os Hospitais Universitários”, disse.

#ForaBolsonaroRacista