Fórum Social Mundial acontece de 26 a 30 de abril

De acordo com a última assembleia realizada no dia 15, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) já tem data definida. Acontece de 26 a 30 de abril de 2022. O evento inicialmente ocorreria em janeiro, mas, por conta da situação de aumento de casos de Covid-19, causada pela variante ômicron, foi adiado. A atividade continua na cidade de Porto Alegre (RS). Nesse mesmo período será realizado também o FSMResistencias.

O objetivo do encontro deste ano é fazer uma reflexão sobre os diversos problemas que envolvem o sistema de Justiça, além das ameaças à democracia brasileiras. Os debates giram em torno de cinco grande eixos: democracia, arquitetura do sistema de Justiça e as forças sociais; sistema de Justiça, democracia e direitos de grupos vulnerabilizados; capitalismo, desigualdades e mundos do trabalho; comunicação, tecnologias e Justiça; e perspectiva transformadora da Justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

O Fórum, que é organizado por associações e coletivos jurídicos, movimentos sociais e entidades progressistas das áreas da Justiça e da Democracia, completou 20 anos em 2021.