Frente em Defesa da Finep e do Incentivo à Pesquisa é lançada na Câmara

Foi lançada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Desenvolvimento da Ciência, da Pesquisa e da Inovação. O evento contou com parlamentares e representantes da comunidade científica, e foi realizado nesta terça-feira (17/12). A Frente tem como objetivo fomentar a ampliação de políticas públicas para o incentivo à pesquisa e inovação, além de possibilitar o desenvolvimento da pós-graduação e pesquisa nas universidades, e centros de pesquisa básica e aplicada.

A Financiadora vem sendo atacada pelo governo de Jair Bolsonaro, assim como todas instituições federais de ensino, e é uma empresa pública de estimulo a ciência. A Finep quase foi extinta durante a possível fusão entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Essa é mais uma resposta ao governo Bolsonaro, que sugeriu diversas mudanças nas agências de financiamento visando enfraquecer o ensino público superior. O colegiado contou com a adesão de 297 deputados e dez senadores.

 

Foto: Ana Oli